* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
As agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal aderiram à greve nacional dos bancários nesta quinta-feira (1º), em Venda Nova. Os clientes estão tendo dificuldades para pagar as contas, já que só o auto-atendimento está funcionando. A classe local quer aumentar a pressão por melhores salários.
Quem chega às agências encontra faixas e cartazes comunicando a greve, que já dura oito dias no país. As filas nos caixas eletrônicos aumentaram principalmente na tarde desta sexta-feira por causa do fim de semana. Na Caixa, alguns funcionários estão do lado de fora para esclarecer os clientes.
Não consegui pagar a inscrição do Ifes da minha filha, cujo prazo termina hoje. Por sorte, um amigo deixou usar a conta dele para fazer o depósito, disse a servente Marinete Colodete.
Já a pensionista Dirlei Borlotti Petronetto não conseguiu fazer transferências no auto-atendimento por causa do limite de valor excedido. Tô correndo o risco de cheques serem devolvidos. Todo mundo tem direito de fazer greve, mas não é certo prejudicar o cliente, disse indignada.
A decisão pela greve foi tomada depois da rejeição da oferta da Federação Nacional dos Bancos- Fenaban de reajuste salarial de 4,5%, que repõe as perdas somente com a inflação dos últimos 12 meses. De acordo com a entidade, os trabalhadores têm as seguintes reivindicações: aumento real de salário, maior participação nos lucros, valorização dos pisos salariais, garantia de emprego, mais saúde e melhores condições de trabalho.
Ontem começou uma rodada de negociações e queremos demonstrar a insatisfação com a proposta de reajuste. Temos que recuperar as perdas dos últimos 15 anos, disse a bancária Vandinéia da Penha Magdalon.
De acordo com o gerente de uma das agências, que pediu para não ser identificado, a adesão à greve foi discutida democraticamente. A maioria optou pela paralisação. Uma nova conversá ocorrerá na próxima segunda-feira entre os funcionários. Não queremos de forma alguma prejudicar os clientes. A gerência está dentro da agência permanentemente para atendê-los.
Na segunda-feira (5), haverá uma reunião entre as gerências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica por conta da 31ª Festa da Polenta, que deve movimentar a cidade nos próximos dias 9, 10 e 11.