Os empregados da Caixa Econômica Federal no Espírito Santo aprovaram nesta quarta-feira (21), uma nova proposta patronal e decidiram encerrar o movimento. As agências voltam a funcionar em horário normal nesta quinta-feira (22) depois de 28 dias de greve.
Segundo o Sindicato dos Bancários, os trabalhadores capixabas avaliaram que a greve foi vitoriosa, pois forçou a Caixa a avançar nas negociações e fortaleceu a unidade dos bancários em nível nacional.
Uma vitória dos empregados foi a retomada das negociações na terça-feira, 20, véspera da audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A CEF tentou levar o debate da Campanha Salarial 2009 para a Justiça, ajuizando o dissídio coletivo. Mas, segundo o Sindicato, os empregados não se intimidaram e mantiveram o movimento até que o banco cedeu e retornou à mesa de negociações.
A assembléia dos capixabas também orientou a desvinculação da discussão da isonomia entre os novos e antigos empregados da Campanha Salarial, pois essa é uma luta permanente dos bancários.
Dias parados
Em relação aos dias de greve, a Caixa seguirá a regra negociada com a Fenaban, com compensação dos dias parados entre os dias 17 de setembro e 21 de outubro, com prestação de jornada suplementar até o dia 18 de dezembro. A compensação será limitada a 2 horas por dia e não pode recair nos finais de semana ou feriados. As horas extras feitas antes da assinatura do acordo não podem ser utilizadas para compensação.
* Gazeta Online