Na próxima sexta-feira, dia 6 de julho, às 20h, a Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante fará uma apresentação no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi. O espetáculo contará com a participação especial da pianista Tayná Lorenção e grupos de câmara da banda. Tayná é ex-aluna do projeto Banda Sinfônica e que está se formando em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo e pela Fames.
"Minha vivência musical começou aos sete anos no Coral Sol da Manhã, com o maestro Romualdo Falqueto. Meus estudos no piano começaram aos meus 13 anos com o convite do próprio Romualdo, que começaria a dar aulas. Com o surgimento da Banda Sinfônica, eu já tinha 15 anos, me inscrevi e, até o ano passado eu ainda participava tocando flauta transversal", conta Tayná.
E foi com a banda que a jovem decidiu ser pianista. "Mesmo tocando flauta, eu ainda mantinha meus estudos ao piano. O contato que tive com os professores, que são de Vitória, foi importante. Eles me incentivaram e, por meio deles, fiquei sabendo da Fames e do curso de música da Ufes. Então, no fim do ensino médio fiz o processo seletivo para o curso de formação musical em piano erudito da Fames. Tive a ajuda do Irmão Agostinho, do Salesiano, para me preparar pra prova. Nesses quatro anos, tive aula com o professor Claudio Thompson e estou me formando em 2018", relata.
E agora, Tayná volta à sua cidade natal para uma apresentação que, certamente, vai encantar a plateia. O concerto vai passar por clássicos que marcaram época, como Beatles, e ainda temas de filmes contemporâneos, como A Bela e a Fera. Na ocasião, serão apresentados os trabalhos executados no primeiro semestre com os grupos de câmara da banda. Serão apresentações dos naipes de clarinetes, flautas, saxofones, metais e percussão.
"Eu já toquei algumas vezes para o público em recitais realizados pela Fames. Mas vai ser a primeira vez que vou tocar na minha cidade, minha família vai poder me assistir. Então estou ansiosa!", conta, emocionada.