* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
Os ensaios da Banda Sinfônica e as aulas de musicalização infantil foram retomados este mês no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova. Com a mesma estrutura de professores e coordenadores do período passado, o projeto garantiu sua continuidade nos próximos 12 meses com a assinatura de um convênio no valor de R$ 213.232,80 nessa quarta-feira (19) entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura- Secult, e a Fundação Máximo Zandonadi- FMZ.
A assinatura foi realizada durante o lançamento do documentário em comemoração aos 70 anos do Coral Santa Cecília e contou com a presença do governador, Renato Casagrande, do prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, do presidente da FMZ, Clóvis Zandonadi, do presidente do Instituto Sincades, Idalberto Luiz Moro, do secretário de Estado da Cultura, Mauricio José da Silva, entre outras autoridades.
De acordo com a coordenadora do projeto, Kenny Caliman, durante o mês de fevereiro está sendo feita avaliação dos alunos da musicalização infantil para acesso ao grupo da Banda Sinfônica. “O aluno que já completou 11 anos pode ser candidato ao projeto infanto-juvenil com aulas de instrumento de sopro e percussão com carga horária de 6 horas semanais”, diz.
Após esse processo de remanejamento das turmas, a coordenação saberá o número de vagas disponíveis para convocação de novos alunos. Segundo Kenny, a previsão é que isso ocorra a partir de março. A novidade este ano é a possibilidade de inscrição de adultos acima de 18 anos de idade.
Também haverá chamada de novos alunos das turmas de musicalização infantil, seguindo a ordem de candidatos já inscritos em lista de espera.
O projeto
O projeto “Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante” foi iniciado em maio de 2012 e congrega oficinas de musicalização e de formação da Banda Sinfônica e tem por objetivos oportunizar a formação artística, a descoberta de novos talentos e proporcionar estímulo ao talento musical e ao desenvolvimento cultural, social e comportamental dos jovens envolvidos no projeto.
O acesso à Educação Musical, através de oficinas, contribui para a manutenção do processo de formação, capacitação e socialização de jovens músicos residentes no município e regiões do entorno. Como parte dos objetivos e metodologia, ao longo deste novo período de formação musical estão previstas apresentações públicas extracurriculares com os grupos das oficinas.