* Leandro Fidelis
Depois de 36 anos, o Bar du Zezinho, o mais antigo da Vila Betânea, em Venda Nova, vai mudar de endereço. Ainda neste mês, o proprietário Zezinho Onofre, 49, vai inaugurar a sede nova próximo ao Hospital Padre Máximo. Fundado em 17 de fevereiro de 1973, uma época em que o bairro ainda era pouquíssimo habitado, o comércio se mantém até hoje apesar da concorrência, oferecendo a cerveja considerada a mais gelada da cidade.
Situado no número 463 da Avenida Lorenzo Zandonadi, a principal da Vila, o bar começou como Bar e Mercearia Vila Betânea, mas se podia encontrar até material de construção no espaço onde hoje fica o campo de bocha. A iniciativa foi de Deocleciano Onofre, pai de Zezinho e outros filhos também comerciantes do bairro, falecido há dois anos.
Naquela época, Deocleciano tocava ainda dois bares na localidade e os filhos, adolescentes, ajudavam no atendimento. Tanto que tempos depois o bar pioneiro passou a se chamar Deocleciano Onofre e Filhos. Anos mais tarde, Zezinho assumiu o negócio da família dando o seu nome ao estabelecimento. Ainda hoje é possível encontrar o primeiro baleiro, garrafas antigas e publicidades ainda não descobertas por colecionadores.
Assim se popularizou o Bar du Zezinho, ponto de encontro principalmente dos homens da região. Falam que minha cerveja é a mais gelada da cidade. Os frequentadores também gostam muito da pinga e dos tira-gostos, diz o proprietário.
Assíduos
O Clube do Bolinha se confirma com os encontros semanais do time de futsal Escrete do Copo. O time, que existe há 22 anos e é dirigido pelo próprio Zezinho, se reúne todos os domingos após a partida no ginásio da Apae. Na composição, figuras tarimbadas: José Luiz Moisés, o Zé Galinha, Sérgio Busato, João Rainha, Sérgio Specimille, Nivaldo Zandonadi entre outros.
Outro que sempre em visita à cidade passa no bar para tomar uma gelada é o senador Gerson Camatta. Ele sempre foi amigo do meu pai.
A estrutura muito antiga e danificada é o motivo pelo qual o proprietário do bar resolveu se mudar. O dono do imóvel, Roger Pagotto, disse que a reforma não compensa e não descarta demolir o prédio por questões de segurança. Tem muito problema de infiltração e no telhado. A estrutura é velha e já vi com profissionais que não compensa uma restauração.
Zezinho acredita que o público se manterá fiel apesar da mudança de endereço. O comerciante José Maria Saraiva, 46, de Muniz Freire, não deixa mentir. O carro-chefe daqui é a cerveja geladinha. A gente vem justamente por esse atrativo. É difícil encontrar a cerveja nesse ponto oferecido aqui.
No dia da inauguração, o proprietário promete homenagear com um troféu o frequentador mais antigo do bar. Ele prefere preservar a identidade do cliente para não estragar a surpresa.
– Veja mais imagens do Bar du Zezinho na Galeria de Fotos deste site!