As reclamações sobre o abuso de carros com som são recorrentes, como também são repetidas as manifestações do vereador Alberto Falqueto- PDT sobre o assunto na Câmara de Venda Nova. Na última terça, ele voltou a falar dos exageros do volume dos sons instalados nos porta malas.
Com o Código Municipal de Postura em punho, ele disse que são mais de 20 capítulos dedicados à regulamentação de todo tipo de som. Para ele, o Código é muito bom, mas falta ser cumprido, principalmente a fiscalização, que ele disse ser uma obrigação da Prefeitura. Ele sugere firmar convênios para poder fiscalizar, com a Polícia Militar, por exemplo, ou nomear um fiscal específico.
Falqueto considera fundamental fazer campanhas de conscientização, conforme prevê um inciso do capítulo 104, que diz que o Município deve organizar e promover campanhas educativas e de conscientização nas escolas da rede municipal.
Na avaliação de Falqueto, muitas pessoas não têm consciência do mal que estão causando a si e aos outros. Por isso, primeiro deve ter conscientização para depois virem as medidas punitivas.
* Site Câmara de Venda Nova