Base do Samu em Domingos Martins já está em funcionamento

 

O Serviço Móvel de Urgência Avançado (Samu 192) começou a operar em uma base na Sede do município de Domingos Martins e já está atendendo à população desde ontem, quinta-feira (23). A estrutura é uma obra da prefeitura e fica localizada logo depois do pórtico de entrada da Sede do município. Uma ambulância ficará disponível 24 horas no local.

 

Durante a manhã aconteceu uma sessão de solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, onde o governador Renato Casagrande anunciou a expansão do Serviço Móvel de Urgência (Samu). O prefeito Wanzete Krüger e a Gerente da Regulação e Atenção Especializada Zuleide Cardozo estiveram presentes junto com quatro prefeitos de municípios que também foram contemplados com a expansão Samu.

 

A primeira equipe da nova base do Samu começou o seu plantão às 12 horas. O motorista socorrista Rafael Ferreira, o médico socorrista Rafael Veronesi Dias e a enfermeira socorrista Marcele Mees ficaram impressionados com a estrutura da base que conta com camas para descanso, sala com sofá e uma pequena cozinha para refeições além de computador e Wifi.

 

Para marcar o início das atividades do Samu na base, estiveram presentes no local o prefeito do município, Wanzete Krüger, a Gerente da Regulação e Atenção Especializada, Zuleide Cardozo, o secretário de Obras e Serviços Elizandro Belshoff e a secretária Municipal de Saúde interina Patrícia da Silva Aguiar. A convite do prefeito, o padre Hélcio Grespan realizou uma oração e abençoou a base e a ambulância.

 

A população pode acessar os serviços do Samu que atua na base do município pelo telefone 192. No entanto, a Gerente da Regulação e Atenção Especializada Zuleide Cardozo explica que esse serviço irá atender somente os casos de grande gravidade. “Este serviço poderá fazer o transporte de pacientes para outros hospitais o que será de grande ajuda, principalmente neste momento que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus”, afirmou Zuleide.

 

A base levou 112 dias para ficar pronta e custou R$ 116.830,03. A partir de agora, os custos de manutenção e serviços da base serão divididos por três partes: União, Estado e Município seguindo uma determinação da Portaria do Ministério da Saúde nº 1.864/2003.

 

Com informações da Prefeitura de Domingos Martins.

Confira mais Notícias

Cuidados com a saúde mental em tempos de popularização dos jogos on-line

Unidade de Saúde da Vila da Mata terá novo horário de funcionamento até o fim do ano

Multivacinação para menores de 15 anos em Venda Nova a partir de segunda-feira (4)

‘Novembro azul’: a importância do homem estar presente na Atenção Primária à Saúde

ES amplia mamografia de rastreamento a todas mulheres a partir dos 40 anos

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza captação de órgãos

Saúde

Venda Nova implanta aplicativo para facilitar agendamentos de consultas médicas

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas