Foi realizado na última quarta-feira (09) um encontro técnico sobre a batata baroa, na comunidade de Victor Hugo, no município de Marechal Floriano. O evento, organizado em parceria entre o Incaper, a Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano e a Embrapa, teve o intuito de ampliar o conhecimento sobre a cultura, que está enfrentando algumas dificuldades na região Serrana do Estado. A demanda para a realização da atividade surgiu dos produtores locais. Aproximadamente, 30 pessoas estiveram presentes na ocasião.
O encontro foi marcado principalmente pela troca de experiências do pesquisador da Embrapa Hortaliças, Nuno Madeira, com pesquisadores e técnicos do Incaper, além de produtores locais. O manejo e o preparo correto da área para a cultura foram abordados. Mudas também foram preparadas.
“O evento foi importante para o resgate da cultura da batata baroa, que já foi muito forte na região, mas acabou diminuindo em decorrência das pragas e do manejo inadequado. Também foi importante por que existe uma boa demanda de estados como Rio de Janeiro e São Paulo pelo produto, ou seja, é uma possibilidade de diversificação de renda para o produtor. Além disso, o plantio não é muito complicado e não exige uma área muito grande”, explicou o profissional do Incaper, César Krohling.
Na ocasião, foram realizadas visitas a duas comunidades de produtores que haviam aderido às técnicas demonstradas pelo Incaper durante dia de campo no ano passado. Nuno trouxe também novas variedades desenvolvidas pela Embrapa para serem avaliados no Sítio Highland, de propriedade de Dorgal Godinho. Os pesquisadores do Incaper acompanharão o desenvolvimento dessas mudas e, em setembro, farão uma avaliação de como elas irão se comportar na região. Após essa avaliação, parte das mudas oriundas dessas variedades será disponibilizada aos agricultores da região.