O trabalhador rural Nilson Alves dos Santos, 59 anos, teve uma surpresa agradável nesta terça-feria (01). Ele estava colhendo batatas-doces e se deparou uma gigantesca pesando sete quilos e 12 gramas. A raiz deverá ser inserida no “Guiness Book”, o Livro dos Recordes.
Fiquei assustado e surpreso ao mesmo tempo. Seu Nilson informou que cultiva uma horta de batata-doce para alimentação da própria família, mas serve também aos vizinhos e ao patrão, Daniel Caçador, dono da propriedade que ele gerencia, na localidade de Alto Rio Fundo, na zona rural de Marechal Floriano.
Ele ressaltou que na manhã desta terça-feira, como sempre faz, foi à roça para colher raízes, frutas e verduras para o preparo do almoço. Não havia levado enxadão e por isso cavei com os dedos a terra solta onde havia semeado batata-doce em julho de 2007, disse o agricultor.
Ele acrescentou que aos poucos foi descobrindo que se tratava de algo fora do convencional e chegou a chamar os vizinhos para presenciar o achado. Todas as pessoas se admiraram com o tamanho do vegetal, disse. Curioso, ele levou a raiz até o centro de Marechal Floriano para presentear os funcionários do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Passei antes pela agência dos Correios e Telégrafos onde usei a balança de precisão para pesar a batata. Resultado sete quilos e 12 gramas. Estou muito contente com este acontecimento histórico na minha vida, disse.
As funcionárias do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marlete Marques e Danielli Abreu, que ganharam de presente a batata-doce gigante afirmaram que procurarão informações com a Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano e o Incaper para tentar a inserção do vegetal gigantesco no Guiness Book, o livro dos recordes. Segundo as funcionárias. Acreditamos que este possa ser até um recorde mundial.
O engenheiro agrônomo e secretário de Agricultura de Marechal Floriano, José Luiz Sudré, confessou que está surpreso com a colheita da raiz gigantesca numa horta familiar, isenta de qualquer tipo de adubo químico. Vamos tomar as providências necessárias para levar este material para o livro dos recordes. Quem sabe, pode ser a maior batata doce do mundo.
* Fonte: Folha Vitória