FMZ A Rádio
da Família

Batata gigante pode ir para o Livro dos Recordes

O trabalhador rural Nilson Alves dos Santos, 59 anos, teve uma surpresa agradável nesta terça-feria (01). Ele estava colhendo batatas-doces e se deparou uma gigantesca pesando sete quilos e 12 gramas. A raiz deverá ser inserida no “Guiness Book”, o Livro dos Recordes.

“Fiquei assustado e surpreso ao mesmo tempo”. Seu Nilson informou que cultiva uma horta de batata-doce para alimentação da própria família, mas serve também aos vizinhos e ao patrão, Daniel Caçador, dono da propriedade que ele gerencia, na localidade de Alto Rio Fundo, na zona rural de Marechal Floriano.

Ele ressaltou que na manhã desta terça-feira, como sempre faz, foi à roça para colher raízes, frutas e verduras para o preparo do almoço. “Não havia levado enxadão e por isso cavei com os dedos a terra solta onde havia semeado batata-doce em julho de 2007”, disse o agricultor.

Ele acrescentou que aos poucos foi descobrindo que se tratava de algo fora do convencional e chegou a chamar os vizinhos para presenciar o achado. “Todas as pessoas se admiraram com o tamanho do vegetal”, disse. Curioso, ele levou a raiz até o centro de Marechal Floriano para presentear os funcionários do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

“Passei antes pela agência dos Correios e Telégrafos onde usei a balança de precisão para pesar a batata. Resultado sete quilos e 12 gramas. Estou muito contente com este acontecimento histórico na minha vida”, disse.

As funcionárias do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marlete Marques e Danielli Abreu, que ganharam de presente a batata-doce gigante afirmaram que procurarão informações com a Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano e o Incaper para tentar a inserção do vegetal gigantesco no Guiness Book, o livro dos recordes. Segundo as funcionárias. “Acreditamos que este possa ser até um recorde mundial”.

O engenheiro agrônomo e secretário de Agricultura de Marechal Floriano, José Luiz Sudré, confessou que está surpreso com a colheita da raiz gigantesca numa horta familiar, isenta de qualquer tipo de adubo químico. “Vamos tomar as providências necessárias para levar este material para o livro dos recordes. Quem sabe, pode ser a maior batata doce do mundo”.

* Fonte: Folha Vitória

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´