* Redação FMZ
Um bebê pesando 5,010 quilos e 52 centímetros nasceu no último dia 09, no hospital de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana. As medidas do menino, que se chama Henzo, ficaram bem acima das indicadas nos exames de pré-natal.
Os pais são uma pedagoga e um autônomo da localidade de Baixo São Sebastião de Belém, na zona rural do município. O parto foi cesárea e transcorreu normalmente.
A mãe, Ana Paula Schaeffer, ficou surpresa com o peso do bebê. “Os exames apontavam que ele pesava três quilos e seiscentos gramas.”
Crizan Schaeffer, pai do menino, também se surpreendeu. “Não esperava que fosse nascer tão grande”, disse.
Segundo o médico obstetra Helmar Berger, o nascimento de bebês com mais de quatro quilos é raro. “Já fiz mais de 13 mil partos, e me lembro de apenas 15 a 20 casos semelhantes.”
Os pais são uma pedagoga e um autônomo da localidade de Baixo São Sebastião de Belém, na zona rural do município |
![]() |
Elton da Victória/Colaboração |
Ainda de acordo com ele, a macrossomia, termo médico para nascimento de fetos macros, acontece geralmente quando a mãe é diabética, o que não foi o caso de Santa Maria. Ocorre também por predisposição genética. “É comum quando a gestante tem peso maior que 15 quilos durante a gravidez.”
Uma hipótese para explicar o peso do bebê, segundo ele, é a alimentação rica em carboidratos da população pomerana. As refeições dos moradores inclui muita batata, inhame, mandioca ou pães e bolos.
A pediatra Simone Vilarin atestou que o neném não é obeso. “É uma criança saudável, que precisa apenas do aleitamento em períodos mais curtos.”
Não é a primeira vez que bebês com mais de 5 kg nascem na região. Em Venda Nova, nos últimos quatro anos foram registrados os nascimentos de dois meninos, um com 5,735 kg e outro com 5,6 kg.