Beneficiadores de café assinam Termo de Ajustamento de Conduta

Cerca de 200 proprietários de descascadores, despolpadores e secadores de café do município de Afonso Cláudio aderiram a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O documento foi assinado nesta quinta-feira (28) pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

 

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Davi Diniz de Carvalho, o acordo é de grande importância para a adequação das atividades, conciliando o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. “É preciso garantir, por exemplo, que os resíduos gerados sejam descartados adequadamente, sem prejuízo ao corpo hídrico ou ao solo. Um dos principais problemas identificados é a queima da palha, que deve seguir uma série de critérios como o horário, distância mínima de outros imóveis e a armazenagem do material em local coberto”, diz.

 

Os produtores rurais terão até o dia 15 de maio de 2013 para regularizar a atividade, já que é obrigatório o licenciamento ambiental emitido pelo Idaf para o funcionamento.

 

Os proprietários que não se regularizarem no período estabelecido pelo TAC estarão sujeitos a sanções administrativas, civis e penais, inclusive multa e embargo da obra ou interdição da atividade, além da obrigação da reparação do dano ambiental causado.

 

O TAC também será assinado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Incaper e pela Prefeitura de Afonso Cláudio, que deverão auxiliar na fiscalização do cumprimento do acordo e apoiar os produtores rurais na adequação de suas estruturas.

 

Diretrizes técnicas

 

No Espírito Santo, as diretrizes técnicas para o licenciamento ambiental das atividades de descascamento/despolpamento e de secagem de café estão previstas, respectivamente, na Instrução Normativa 09, de 17 de setembro de 2008, e na Instrução Normativa 06, de 22 de julho de 2008. Os documentos estão disponíveis no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br), no menu Instituição/ Legislação/ Comissão de Licenciamento Ambiental.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)