Biblioteca estimula leitura entre moradores de São João

* Leandro Fidelis

Uma sala com pufes coloridos e livros diversos pode ser um bom motivo para começar a ter o hábito da leitura. É o que se propõe o Projeto Semear, mantido pela Prefeitura de Venda Nova no distrito de São João de Viçosa, que acaba de ser contemplado com uma biblioteca.

O espaço espera atender aos 70 frequentadores do projeto social, que funciona na antiga creche, além de estudantes e moradores do distrito. Uma parceria com a Escola Estadual Atílio Pizzol também vai garantir o acesso dos alunos aos 650 livros e mais de 100 gibis. O objetivo é formar grupos de leitura na comunidade.

De acordo com a secretária Municipal de Ação Social, Cíntia Grillo, Venda Nova é um dos cinco municípios capixabas contemplados com a biblioteca neste ano. Em 2008, o município concorreu como um dos pontos de leitura do projeto “Comunidade Viva”, do Ministério da Cultura por meio da Federação Biblioteca Nacional.

“Uma das exigências era ter espaço adequado. O projeto já tinha um pequeno acervo devido ao programa de reforço escolar e inventivo à leitura”, diz. Agora, com o número de livros maior, a Secretaria conta com os agentes comunitários de saúde na divulgação. “Eles vão até a casa das famílias de São João todos os dias. Aos poucos vamos organizar os horários para todos usufruirem do espaço”, completa Cíntia.

Semear

Por enquanto, a biblioteca está aberta somente aos alunos do “Semear”. O projeto existe desde o ano passado, promovendo atividades artísticas e culturais junto a menores de sete a 17 anos em situação de risco social. Eles alternam o turno escolar com as atividades do projeto e ainda geram renda com a produção de artesanato.

As crianças e adolescentes do “Semear” comemoram a chegada de mais livros. Tatiane Eduarda Ferreira, 12, diz que agora pode contar com material atualizado para as pesquisas escolares. “Eu acho legal, porque antes os livros eram antigos, não tinham o que eu precisava”.

Fã das poesias de Ana Maria Machado, Vinícius Tessinari Pravato, de nove, está contente com a liberdade para usar o acervo. “Na escola, tem dia certo para utilizar os livros. Aqui, embora não possa levar para casa, estão todos à nossa disposição a qualquer hora”, disse.

Municípios contemplados com a biblioteca: Venda Nova do Imigrante, São Mateus, Serra, Vitória e Viana

Confira mais Notícias

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova

Viva Cultura: Venda Nova lança edital para fomento de iniciativas culturais

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV