O projeto de uma bicicleta que corta grama, desenvolvido por quatro alunos da Escola Fioravante Caliman, em Venda Nova, é um dos destaques da Feira Nacional de Ciências da Educação Básica- Fenaceb, que acontece a partir de amanhã, em Belo Horizonte.
Um dos criadores da invenção, o estudante Fabrício Bravim, diz que o objetivo é transformar o trabalho em produto de mercado. Ele pretende colocar nas prateleiras das lojas sua primeira invenção.
Além da bicicleta utilitária, o projeto Ar condicionado ecológico, desenvolvido a partir do princípio da absorção térmica da água e produzido com materiais recicláveis como o plástico e garrafa peti, também elevarão o nome do Estado no cenário nacional. O trabalho é resultado do esforço conjunto dos alunos da escola Arnulpho Mattos, de Vitória.
As produções científicas foram selecionadas na 1ª Mostra Científica e 10º Salão do Inventor, em outubro, e obedeceram a critérios de avaliação estipulados pelo MEC. Os trabalhos envolvem alunos de ensino fundamental (de 5ª a 8ª série) e ensino médio de escolas públicas.
No total, a Fenaceb, que tem como objetivo fomentar as atividades de iniciação científica na Educação Básica visando o desenvolvimento e a elaboração de projetos, contará com 150 invenções produzidas em todo o país, incluindo os dois trabalhos de alunos do Espírito Santo. Os estudantes viajaram hoje às 8h30 rumo a capital mineira. O retorno está previsto para sexta pela manhã.
Premiação
Os alunos e professores representantes da 1ª Feira Nacional de Ciências da Educação Básica irão receber um certificado de participação e um resumo de cada trabalho exposto e que também irá integrar os anais do evento a serem publicados posteriormente.
Fonte: Gazeta Online
* Publicada em 20/11/2006