FMZ A Rádio
da Família

Bicicleta que corta grama vira destaque nacional

O projeto de uma bicicleta que corta grama, desenvolvido por quatro alunos da Escola Fioravante Caliman, em Venda Nova, é um dos destaques da Feira Nacional de Ciências da Educação Básica- Fenaceb, que acontece a partir de amanhã, em Belo Horizonte.

Um dos criadores da invenção, o estudante Fabrício Bravim, diz que o objetivo é transformar o trabalho em produto de mercado. Ele pretende colocar nas prateleiras das lojas sua primeira invenção.

Além da bicicleta utilitária, o projeto “Ar condicionado ecológico”, desenvolvido a partir do princípio da absorção térmica da água e produzido com materiais recicláveis como o plástico e garrafa peti, também elevarão o nome do Estado no cenário nacional. O trabalho é resultado do esforço conjunto dos alunos da escola Arnulpho Mattos, de Vitória.

As produções científicas foram selecionadas na 1ª Mostra Científica e 10º Salão do Inventor, em outubro, e obedeceram a critérios de avaliação estipulados pelo MEC. Os trabalhos envolvem alunos de ensino fundamental (de 5ª a 8ª série) e ensino médio de escolas públicas.

No total, a Fenaceb, que tem como objetivo fomentar as atividades de iniciação científica na Educação Básica visando o desenvolvimento e a elaboração de projetos, contará com 150 invenções produzidas em todo o país, incluindo os dois trabalhos de alunos do Espírito Santo. Os estudantes viajaram hoje às 8h30 rumo a capital mineira. O retorno está previsto para sexta pela manhã.

Premiação

Os alunos e professores representantes da 1ª Feira Nacional de Ciências da Educação Básica irão receber um certificado de participação e um resumo de cada trabalho exposto e que também irá integrar os anais do evento a serem publicados posteriormente.

Fonte: Gazeta Online

* Publicada em 20/11/2006

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´