FMZ A Rádio
da Família

Bispo fala dos projetos da FMZ

O aumento da potência de transmissão da rádio e o início das obras do Centro Cultural são prioridades da Fundação Máximo Zandonadi para 2007. Nesta segunda (30 de outubro), o bispo de Colatina e presidente do Conselho Curador da FMZ, Dom Décio Sossai Zandonadi, esteve em Venda Nova para falar destes e outros projetos da Fundação. Confira entrevista concedida ao repórter Leandro Fidelis.

Rádio FMZ- A Rádio FMZ tem uma proposta de comunicação regional. Qual o próximo passo da emissora para expandir sua abrangência?

Dom Décio– A FMZ já é um projeto praticamente solidificado no que diz respeito à finalidade principal, que é a comunicação. Temos a rádio como um veículo que presta serviços educativos para toda a região e um pedido no Ministério das Telecomunicações para aumentar de 1 kw para 3 kw. Futuramente, a Fundação pensa em aumentar ainda mais essa potência.

Rádio- Qual a proposta do Centro Cultural?

Inicialmente nossa idéia era criar um lugar onde se pudesse desenvolver atividades culturais, incentivando a música, a dança, exposições de arte e também ser ponto de encontro da comunidade. Com a amizade entre eu e o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, desde a época em que atuei em Minas Gerais, achamos por bem estender esta finalidade. Agora, será um centro de apoio cultural e turístico para a Região Serrana. Vamos promover desde a formação de agentes para o turismo como também habilitar para desenvolver projetos de alcance turístico e sediar convenções diversas, todas para atrair público em função do turismo.

Rádio- Em que estágio encontra-se o projeto?

Estamos agora levantando o custo total da obra. Conseguimos uma verba inicial de R$ 1 milhão do governo federal, a ser repassada pela Prefeitura de Venda Nova, para o início das obras. Dependendo do custo total, o governador Paulo Hartung prometeu parceria. Também temos expectativa de aportar recursos com diversas empresas de grande porte do Espírito Santo.

Rádio- Do que consta a obra?

É uma obra ousada com teatro de arena no 1º piso, salas de apoio na parte superior, além do auditório. Não será um centro apenas ligado à FMZ. Também vai atender às diversas demandas da região, tanto religiosas, como sociais, econômicas e assim por diante. É um grande centro, que vai compor com a Igreja de Santa Teresinha, na Vila Betânea, a grande praça do local, um lugar privilegiado em Venda Nova.

Rádio- Quando começa?

A previsão é para 2007. Conversamos com o prefeito Braz Delpupo e com os vereadores para colocá-los a par do projeto e para haver uma contrapartida do poder público e, assim, concretizar este sonho. É um sonho de Venda Nova ter um espaço digno de receber eventos de médio e grande porte que atraiam empresários para conhecer e divulgar nossa cidade. Um lugar que multiplique as informações sobre cultura, meio ambiente… Enfim, tudo aquilo que ajuda Venda Nova a ser uma cidade diferente. Venda Nova é um paradigma para as demais cidades do país. Vive sempre com perspectivas inovadoras a respeito do bem-estar social, econômico e, sobretudo, do bem-estar familiar, que vem da benção de Deus.

Rádio- Como pretende acompanhar o projeto?

Estou acompanhando cada etapa de perto. Como bispo de Colatina, tenho como foco outro centro na região de Ibiraçu. É um seminário, cujo espaço é pouco utilizado, que será transformado num centro de inovação social para a Região Norte capixaba. Ainda vai ficar faltando um para o Sul do Estado. Como bispo tenho que me interessar por isso. No caso do Centro Cultural de Venda Nova, que vai atender especificamente à Região Serrana, tenho sonho de um dia, vou pedir a Deus força, patrocinar uma orquestra infanto-juvenil, grupo de dança, teatro… Tudo aquilo que movimente a juventude.

* Publicada em 03/11/2006

Confira mais Notícias

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro