Blumenfest: exposição de pinturas camponesas terá novidades

O mês de outubro terá um colorido especial em Domingos Martins, com a realização da 17ª edição da Blumenfest, a Festa das Flores. O evento, que já é tradicional no município, acontece até domingo (19), na praça principal da cidade. Além dos festejos, o público poderá acompanhar a 16ª Exposição de Orquídeas, com várias espécies da flor.

Fotos: Divulgação
Sousplat confeccionado com a arte Bauernmalerei.

Além disso, a festa abrigará pelo terceiro ano consecutivo, uma exposição de peças feitas por artesãos da região confeccionadas por meio da arte Bauernmalerei- na tradução bauer = fazenda, malerei = pintura. Aproximadamente 100 obras serão expostas ao público que poderá conferir todo trabalho de técnica e pintura com características decorativas e utilitárias.

A exposição, que em 2013 foi sucesso de vendas, nesta edição apresenta novidades na estrutura. Com um espaço maior, abrigará mais peças e terá uma decoração que proporciona um clima de apreciação dos trabalhos. Os materiais serão comercializados e os preços das variam de acordo com o artista, levando em consideração o trabalho de execução.

Outra novidade é que o público terá um local especial para tirar fotos e apreciar os artistas criando várias peças, no espaço “Saber Fazer”. Além disso, estarão à mostra 20 peças feitas alunos da 7ª série, da EMEF Augusto Peter Berthold Pagung, da localidade de Melgaço, com o tema “Cultura Germânica”. 

“Todo este trabalho é uma forma de resgatar este conceito de pintura que teve origem por meio dos camponeses da Áustria, Alemanha e Suíça, nos séculos XVII e XVIII, que chegaram ao Brasil por meio dos imigrantes alemães. Esse tipo de arte era utilizado para decorar as casas de uma forma alegre e com um baixo custo”, explica uma das organizadoras do evento Marli Rupf Reis.

Colheres de madeiras decoradas com a arte.

No Brasil, durante o governo de Getúlio Vargas (1937 – 1945) este trabalho foi deixado de lado que com a “nacionalização” das produções, que passaram a enaltecer a cultura nacional. Após essa era de exclusão a prática vem crescendo, principalmente em Domingos Martins, que é pioneira nas reproduções.

Desde 2010, existe no pólo do município a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que desenvolve o projeto “Educação no Campo”, com cursos de artes visuais e seminários para comunidade. A coordenação do programa é gerenciada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Serviço:

Exposição Bauernmalerei

XVII Blumenfest

Data: 16 a 19 de outubro de 2014

Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt, Centro – Domingos Martins

Entrada franca

* Clique aqui para conferir a programação!

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante pode ter aeroporto próximo à BR 262

Veja como fica o expediente da Prefeitura de Venda Nova no feriado de Páscoa e Tiradentes

Orgulho de Ser das Montanhas Capixabas: uma campanha de valorização regional

Venda Nova abre inscrições para pré-cadastro de castração gratuita de cães e gatos

Madeira tratada: sustentabilidade e inovação para o futuro da construção civil

Clube Recreativo Venda Nova convoca associados para assembleia geral

CNH Social: ES anuncia 7 mil vagas para carteira de motorista de graça

Pesquisadores testam métodos para o controle do maruim em Alfredo Chaves