Bombeiros alertam sobre cuidados com as instalações elétricas das árvores de Natal

Muitas pessoas já começam a montar a decoração de Natal em suas residências e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo alerta a população sobre alguns cuidados a serem tomados nas instalações elétricas da decoração natalina. O objetivo é evitar choques ou até mesmo incêndios que podem ser provocados por descuidos ou por instalações não dimensionadas.

O cuidado deve começar na hora de comprar o material. Nas embalagens do pisca-pisca devem conter informações de potência, voltagem e modo de uso. Verificar o selo de qualidade, que deve estar visível na embalagem, e as instruções escritas em português. Certifique-se que o material comprado é testado e aprovado pelo Inmetro, pois o curto-circuito pode provocar um incêndio.

É importante também verificar se na fiação do pisca-pisca há emendas, fios soltos ou lâmpadas queimadas nas conexões. Ao efetuar a ligação do pisca-pisca ou outro sistema de iluminação, no interruptor não pode haver grande quantidade de eletrodomésticos simultaneamente, como “Ts”, extensões, dentre outros.

Ao adquirir uma árvore artificial, procure a etiqueta “resistente ao fogo”. Nunca use luzes elétricas numa árvore decorativa feita em metal, porque ela poderá ficar carregada com eletricidade por causa de luzes com defeito, o que pode levar a uma eletrocussão (exposição do corpo à uma dose letal de energia elétrica).

Decoração

Antes de usar luzes decorativas no exterior da residência, assegure-se de que estas estão certificadas para esse efeito. Ligue todas as peças elétricas de exterior a circuitos com fio terra para evitar descargas elétricas.

É importante também fazer uma revisão nos fios decorativos antes de colocá-los na árvore e verificar se todas as lâmpadas funcionam e se não há fios expostos ou ligações defeituosas. Certifique-se que a iluminação utilizada na árvore de Natal – seja verdadeira ou artificial – foi fabricada segundo as normas de segurança adequadas ou então opte pelas luzes LED –mais econômicas e ‘amigas do meio ambiente’. Se alguma lâmpada queimar, substitua-a o mais rápido possível.

Outra recomendação é que não se deve colocar as lâmpadas das iluminações decorativas muito próximas de ornamentos delicados, principalmente aqueles confeccionados à base de papel de qualquer tipo. Se puder, não utilize esse tipo de decoração na árvore de Natal, reduzindo assim o risco de incêndio.

Apagar todas as lâmpadas quando se deitar ou quando se ausentar de casa é muito importante, de acordo com o Corpo de Bombeiros. As lâmpadas podem gerar um curto-circuito e provocar um incêndio. Evite colocar as árvores próximas de materiais de fácil combustão como papel, madeira ou plástico.

Com os ornamentos

Use apenas materiais não combustíveis ou resistentes ao fogo para decorar uma árvore de Natal. A localização da árvore é importante: mantenha-a afastada de fontes de calor como lareiras, fogão, radiadores e aquecedores. Certifique-se de que ela não esteja bloqueando a janela ou porta e que permita a livre circulação das pessoas.

Caso a árvore seja natural, corte um pouco do tronco para expor a madeira. Isto permitirá uma melhor absorção da água e ajudará a evitar que ela seque e se converta num perigo de incêndio. Além disso, mantenha cheio o depósito de água em que ela se encontra, uma vez que em casas com aquecimento as árvores podem secar rapidamente.

Nunca utilize velas acesas numa árvore ou perto de outras, de folhas perenes. Use sempre suportes para velas não inflamáveis e coloque-os onde não possam cair e longe das crianças.

Quando houver crianças muito pequenas, tenha especial cuidado para evitar decorações que sejam afiadas ou quebráveis. Além disso, mantenha as decorações com partes pequenas e que possam ser retiradas, fora do alcance das crianças e evite adornos que pareçam doces ou alimentos que podem levar uma criança pequena a colocá-los na boca.

Com os presentes, geralmente colocados sob a árvore, é preciso ter cuidado com: embalagens, papel, bolsas, cintas, laços e plásticos. Estes artigos podem constituir perigo de asfixia para uma criança pequena, ou causar um incêndio se estiverem próximos de uma chama.

Outra recomendação do Corpo de Bombeiros diz respeito à não utilização de produtos tóxicos na ornamentação, pois crianças ou animais podem se intoxicar com esses objetos decorativos. Decorações mais frágeis e/ou perigosas não devem ser colocadas no fundo da árvore, ou seja, ao alcance de crianças e animais, pois o objeto pode se quebrar e, se for de vidro, resina, cristal ou outro material cortante, pode causar ferimentos.

Não colocar a árvore perto de materiais combustíveis como sofá, guarda-roupa, lixeira, dentre outros. E os animais domésticos também merecem atenção: se o seu gato ou cão começar a “implicar” sempre com o mesmo ornamento, retire-o. Se mesmo assim não “largarem” a árvore de Natal, experimente estender uma pequena manta no chão para eles deitarem próximo da árvore.

Confira mais Notícias

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo