FMZ A Rádio
da Família

Bossa Nova no lançamento do 15º Festival de Inverno de Domingos Martins

No ano em que comemora 15 anos, o Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins homenageia os 50 anos da Bossa Nova. E a largada para esse importante encontro da música erudita e popular será dada dia 30 de abril, às 20 horas, com o lançamento do evento no Teatro Carlos Gomes, em Vitória.

No palco, o concerto Jobim & Piazzolla in Concert com a pianista capixaba Cláudia Marques, o baterista gaúcho Kiko Freitas e o violista argentino Gabrieo Mateos. No repertório canções consagradas de Tom Jobim, compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador, violonista e um dos criadores do movimento da Bossa Nova; e do compositor argentino Astor Piazolla, cujas obras revolucionaram o tango tradicional com a incorporação de elementos do Jazz e música clássica.

Entre as canções de Tom Jobim selecionadas para a noite estão “Wave – Vou te Contar“, “Corcovado“, “Samba de uma Nota Só“, “Anos Dourados“, “Insensatez” e a mundialmente conhecida “Garota de Ipanema“. De Astor Piazzolla o trio executará “Michelangelo 70“, “Ave Maria”, “La Evasión“, “Adios Nonino“, “Libertango” e “Le Grand Tango”.

Nesta noite será anunciada a relação dos professores que ministrarão as 29 oficinas musicais pedagógicas e práticas do 15º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, que acontecerá de 17 a 27 de julho. Serão oferecidas 600 vagas para oficinas na Sede e interior. As inscrições iniciarão dia 5 de maio pelo sitewww.festivaldeinverno.es.gov.br com taxa de R$ 50,00 por oficina.

Os músicos

A pianista Cláudia Marques é especializada em repertórios camerísticos e em acompanhamento. Realizou concertos com grandes nomes do cenário da música nacional e internacional, como Cristiano Alves, Joel Barbosa, Fernando Silveira, José Freitas, Jhonson Machado, Fernando Thebaldi, Radegundis Feitosa, Alex Tartaglia, Wagner Polistchuk, Marcelo Bambam, Sandoval, Moises Alves, Anor Luciano, Nailson Simões, Maria Teresa Madeira, Maurício Luz, Natércia Lopes, Cláudio Infante, André Neiva, Jurin Moreira, Rogério Caetano, Ney Conceição, Zé Canuto, Dino Rangel, Daniel Mason (EUA), Gabriel Mateos (ARG), Antônio Salgado (POR).

Cláudia Marques é pianista de musicais e peças teatrais no Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória. Participa como professora e camerista de cursos, concursos e Festivais de Música no Brasil e exterior, dentre eles o Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins. Atualmente é diretora musical da Orquestra Popular e do Quinteto Villani – Campos/RJ. Professora da Faculdade de Música do Estado do Espírito Santo, do Centro Cultura Musical de Campos/RJ e pianista da Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo.

Kiko Freitas nasceu em Porto Alegre e já aos quatro anos de idade iniciou a sua relação com a música ao começar a tocar bombo legüero (instrumento típico do Rio Grande do Sul e Argentina). Aos oito anos iniciou-se nos estudos de violão e ao mesmo tempo tocava em caixas de jogos, potes plásticos e gaiolas. Aos doze anos veio o interesse pelo contrabaixo com a formação de uma banda dentro da sua família. Com a falta do baterista do grupo em alguns ensaios, Kiko começou a tocar bateria intuitivamente. A paixão pelo instrumento nasceu ali e hoje é um dos bateristas mais requisitados para shows, gravações e workshops. Além do Brasil, se apresentou em diversas cidades da Europa, Estados Unidos e Cuba. Já tocou com nomes importantes como Michel Legrand, Frank Gambale, Jeff Richmann, Jeff Andrews, Cliff Korman, Armando Marçal, Luiz Avellar, Ney Conceição, Nelson Faria, Edsel Gomez, Nivaldo Ornellas, Ricardo Silveira, Widor Santiago, Idriss Boudriua, Rafael Vernet, Frank Solari, Renato Borghetti, Jamil Joanes, Vítor Ramil, Ricardo Baumgarten, Chumbinho, Fábio Jr. com o qual gravou oprograma “Fábio e elas” acompanhando diversas cantoras do cenário brasileiro. Desde 1999 integra a banda do grande compositor einstrumentista João Bosco.

Gabriel Mateos é doutor em Viola Performance. Foi professor superior de Viola em Buenos Aires. Foi professor em diversos festivais internacionais de música, dentre eles o Festival de Domingos Martins. Ganhou o I° Premio do 10º Concurso do Mozarteum, Salzburg, 1° premio no Concurso de Música de Câmara patrocinado pela Pittsburgh Chamber Society e 1° Premio do Concurso Música de Câmara patrocinado por Shell. Atuou em recitais de Viola e Piano e com Quarteto de Cordas na Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, França, Holanda, Itália, Japão, Malásia, Suíça e USA. Se apresentou com importantes artistas como Pavarotti (1996), Norbert Brainin (1998), Jeff Goldblum (1999), Richard Gere (2000), Paulo Jobim (2006), Ney Conceição, Zé Canuto, Andre Neiva, Claudio Infante, Jurim Moreira e Jerzy Milewsky entre outros. Desde 2002 integra o DUO UNO junto a pianista Claudia Marques. Atualmente é diretor artístico e musical da Orquestra Sinfônica de Franca, integra a orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, professor do Curso Superior de Violino e Viola no Conservatório Musical “Arte &Som” de Ribeirão Preto.

* Fonte: Assessoria Prefeitura Domingos Martins

Confira mais Notícias

Cultura

Venda Nova recebe a peça “Janelas” neste domingo (3); entrada será gratuita!

Cultura

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção abra vagas para novos participantes

Agenda cultural

Venda Nova do Imigrante lança Calendário de Eventos 2024 com novidades

Venda Nova

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

Cultura

Prefeitura de Venda Nova reabre editais da Lei Paulo Gustavo

37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

Venda Nova

37ª Festa do Tomate começa nesta sexta-feira (26) em Alto Caxixe

Festa do Socol, em Venda Nova do Imigrante, já está com data marcada