FMZ A Rádio
da Família

Brasil e Itália: Sossai promovem intercâmbio

* Por Leandro Fidelis

Dom Noé Tamai e uma comitiva de 46 italianos estão hoje em Venda Nova acompanhados pelo bispo Dom Decio Sossai Zandonadi. O grupo traz membros da família Sossai daquele país, que se encontrarão com os descendentes capixabas hoje, às 19h, numa missa na Igreja de Santa Teresinha, na Vila Betânea.

Dentro os integrantes, que chegaram ao Espírito Santo no fim de semana, estão o presidente da associação italiana “Due Cuori per la Vita” (Dois Corações pela Vida), Gianni Sossai; e Maria Grazia Morgan, prefeita de Refrontolo, na Região de Treviso. Os dois deram entrevista ao vivo na tarde desta quinta na Rádio FMZ.

Segundo Dom Decio, o objetivo é de intercâmbio cultural e econômico. Durante a semana, a prefeita Maria Grazia assinou um convênio com Ibiraçu, Norte do Estado. A cidade foi escolhida como “Cidade-Irmã” de Refrontolo e vai se beneficiar com programas culturais voltados para jovens carentes.

Já Gianni Sossai, também pela primeira vez no Brasil, se disse encantado com a acolhida capixaba. Criada em 2005, a Associação que preside conta com 250 sócios na Itália, que voluntariamente promovem seminários com apoio médico para a prevenção contra doenças cardíacas. A entidade firmou um intercâmbio com uma casa para crianças carentes em João Neiva.

Em Venda Nova, a comitiva fez um roteiro turístico, que incluiu a Fazenda Pindobas, a Oficina de Artesanato em Mármore e Granito de São João de Viçosa, entre outros pontos.

´Gemellaggio´

O acordo entre “Cidades-Irmãs” é conhecido na Itália como “Gemellaggio”. Intercâmbio parecido aconteceu em março deste ano entre Iúna e “Castelluccio”, nome da cidade na Província de Potenza (Basilicata). A Rádio FMZ noticiou naquela oportunidade.

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´