Por Leandro Fidelis
Deverá ser criada hoje, em Venda Nova, a Federação Estadual das Associações da Região do Veneto. A entidade é um dos resultados previstos no Fórum Capixaba de Intercâmbio em Agroturismo Brasil e Itália, que começou ontem e termina hoje no salão de convenções do Alpes Hotel.
O evento é uma promoção do Sebrae/ES, governo do Estado, Convention e Visitors Bureau das Montanhas Capixabas e da Agência de Formação para o Trabalho- Agfol (Veneto), e marca os oito anos de cooperação entre os dois países no setor de agroturismo.
Ontem à noite, estiveram no Fórum Flávio Manzolini, vice-ministro da Província de Padova, representantes de associações italianas, prefeituras, Associação de Agroturismo do Espírito Santo- Agrotures e empreendedores da região que viajaram para a Itália em novembro passado.
Trabalhar forças foi a mensagem de Manzolini. O Veneto vem ensinar as pessoas a trabalhar juntas, e não ver o vizinho como inimigo. Precisamos nos unir para os desafios advindos da globalização.
O objetivo da Federação é estabelecer um trabalho conjunto entre estes empreendedores, além de promover um programa de capacitação e criar uma legislação específica para o agroturismo. Nossa proposta é de um projeto integrado por regiões turísticas, capacitando os empreendedores, disse Eduardo Simões, coordenador de agroturismo do Sebrae.
Para Marco Grillo, presidente da Câmara e membro do Sedetur, a Federação vai alavancar ações dos últimos oito anos de cooperação. Avaliamos pontos positivos deste intercâmbio, como geração de emprego e renda, mas há outros para serem revistos.
O presidente da Agrotures, Leandro Carnielli, disse apostar na experiência dos empreendedores locais na Itália. O momento é de buscar novas fronteiras, como as que já abrimos na Europa nessa viagem. O Fórum de hoje (ontem) fortalece o intercâmbio, declarou.
Quanto à nova legislação para o agroturismo, Carnielli disse que aguarda com fé a aprovação do projeto na Assembléia Legislativa neste mês. O processo está andamento desde a última Feira do Agroturismo em Venda Nova. O esboço do projeto já foi apresentado por técnicos. Será a solução de muitos problemas.
Programação
Hoje, a partir das 8h30, haverá uma discussão sobre a política da Região do Veneto para descendentes de italianos no Brasil- A experiência da Província de Padova e do Vice-Consulado da Itália no ES. Às 9h30, o grupo falará sobre a Câmara do Comércio de Padova- Experiências e Parcerias.
Para as 10h20, estão previstas discussões sobre gestão de políticas públicas e pronunciamentos de Marco Grillo, presidente da Câmara de Venda Nova; José Onofre, agrônomo do Incaper de Marechal; e Ângela Módolo, secretária de Turismo de Domingos Martins.
Às 11h, haverá mesa redonda sobre formação para empreendedores em agroturismo e, às 14h30, visita às propriedades do agroturismo de Venda Nova.