* Leandro Fidelis
(Enviado especial)
A polenta caiu no gosto do público da 7ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária- Brasil Rural Contemporâneo, na Concha Acústica, às margens do Lago Paranoá em Brasília (DF). No evento, que começou dia 16 e vai até amanhã (20), a Associação Festa da Polenta- Afepol, de Venda Nova do Imigrante, com apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural- Incaper, tem um dos cinco quiosques da praça de alimentação, representando a Região Sudeste brasileira.
As porções de polenta frita, com queijo ou linguiça, ou com molho de carne moída estão fazendo tanto sucesso, que todos os dias se formam filas de visitantes da feira, que divulga os produtos orgânicos, o artesanato, a música, a gastronomia e a cultura das cinco regiões brasileiras.
A funcionária pública Eliana Lobo de Oliveira, da capital federal, era uma das frequentadoras do quiosque da polenta. Adoro polenta, experimentei todas as versões aqui. Sempre faço em casa e me deu até ideia de fazer com rabada, disse.
Já o casal de noivos, o técnico administrativo Thiago Lima e a estudante Natália Vieira, também de Brasília, gostou da polenta frita com a vista para o Lago Paranoá. Nós conhecemos o Espírito Santo, mas não visitamos as montanhas. Queremos conhecer a Festa da Polenta.
O grupo de oito mulheres de Venda Nova comanda com muita disposição a cozinha e o atendimento ao público. Angélica Falqueto Altoé, de 69 anos, 30 deles preparando polenta para eventos, é uma delas. O pessoal está amando a nossa polenta. Foi-se a época de criança quando eu tinha vergonha de ser chamada de polenteira.
O presidente do Incaper, Evair de Melo, também no evento em Brasília, destacou que o Milho Capixaba Incaper 203, variedade desenvolvida pelo instituto para os pequenos produtores, é a base do fubá da polenta servida ao público. É um milho mais nutritivo, especial para a alimentação humana.
Para Evair, a participação da Afepol e de mais 16 associações capixabas de agroindústria e artesanato na feira mostra a prioridade do Incaper com a agricultura familiar. É um grande desafio trabalhar com agricultores em associações. Trouxemos esses grupos para mostrar que isso é possível sim, e que, apesar de pequenos produtores, podem ser competitivos.”
Além dos produtores capixabas, desde terça-feira em Brasília, ontem um grupo da cantarola italiana de Venda Nova chegou para incrementar a divulgação da polenta na Feira Nacional da Agricultura Familiar, com mini tombo da polenta e cançonetas italianas.
* Mais fotos na galeria do site!