* Por Leandro Fidelis
Diante de um público de cerca de 3.000 pessoas, Brejetuba, na Região Serrana do Estado, fez o que pode ser o maior cafezinho do mundo, no Dia Nacional do Café.
Ontem, a prefeitura registrou o preparo de 3.500 litros da bebida, de uma só vez, seguindo critérios para validar o recorde e entrar no Guiness Book. A marca atual é de 2.840 litros no Panamá.
Como os auditores do Livro dos Recordes não estavam presentes, a organização do evento fez fotos, mostrando o tamanho da superxícara e do coador gigante, registrando as embalagens onde estavam os 300 kg do pó de café.
Pelo menos 50 mil copos de 100 ml foram usados para servir café ao público na praça central da cidade.
Para o secretário de Estado da Agricultura, César Colnago, a tentativa do recorde comprova a qualidade do café capixaba. O município agora mostra ao mundo a qualidade alcançada nos últimos anos, fruto de um trabalho próximo do cafeicultor, esse foi nosso primeiro recorde.
Além de Colnago, estiveram presentes a deputada federal Rose de Freitas, o prefeito Itamir Charpinel, o secretário Municipal de Agricultura, Alberto Zavarize, o representante do Espírito Santo no Conselho Deliberativo da Política do Café, Ênio Bergoli, dentre outras autoridades.
A professora Bernadete Lavarize Della Costa, 41 anos, ficou impressionada. Tenho certeza de que é o maior café. Fiquei impressionada com o tamanho do coador, disse a professora
Brejetuba é o maior produtor de café arábica do Espírito Santo e o segundo desta variedade no Brasil.
– Veja mais imagens na Galeria de Fotos deste site!