Cidades

Brejetuba recebe 44 mil mudas para recuperação de áreas de mata nativa

Para promover a restauração de áreas de mata nativa, nesta sexta-feira (20), 46 proprietários rurais do município de Brejetuba serão beneficiados com a doação de 44 mil mudas, por meio do projeto “Extensão Ambiental”. A solenidade de entrega dos projetos acontece durante a abertura da programação do “Dia de Campo Sobre Práticas Sustentáveis”.

O evento tem início às 9 horas e será realizado na Escola Família Agrícola de Brejetuba. O projeto “Extensão Ambiental” é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Os proprietários rurais de Brejetuba serão os últimos beneficiários do “Extensão Ambiental” em 2009. Aproximadamente, 39 hectares serão recuperados no município. O projeto facilita o acesso às mudas e orienta sobre como fazer o plantio de forma eficiente.

O objetivo é promover a restauração de áreas no entorno de nascentes, ajudando a proteger o futuro da água no Estado. As áreas inicialmente beneficiadas pelo projeto estão em Jaguaré, São Mateus e Brejetuba.

Aproximadamente, 270 hectares começaram a ser recuperados em 2009. A expectativa é que em 2010, o “Extensão Ambiental” atinja a meta de 600 hectares.

“Para isso, é fundamental o envolvimento dos municípios, por meio de suas Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, mobilizando e cadastrando os proprietários rurais interessados em recuperar suas áreas estratégicas para proteção dos recursos hídricos”, disse o diretor de Recursos Naturais do Iema, Marcos Sossai.

O Extensão Ambiental

O ‘Extensão Ambiental‘ conta com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), e a cooperação técnica da mineradora Vale.

Os atores mais importantes deste processo são os produtores rurais e suas organizações. Neste processo há todo um esforço do Estado para estimular, entre os produtores, a adequação ambiental e a adoção de práticas agrícolas sustentáveis. Com isso, o Espírito Santo ganha uma ferramenta ágil para as ações de reflorestamento do território capixaba.

Confira mais Notícias

Abertas inscrições para curso gratuito de Diagnóstico de Falhas de Veículos Pesados em Venda Nova

Réveillon no ES: fogos de artifício com barulho estão proibidos

Governo do ES lança edital de licitação para construção do Aeroporto das Montanhas Capixabas

ES-146: rodovia que liga às montanhas capixabas ao litoral é recuperada

Mega da Virada entra na reta final para apostas físicas e online

Idosa que estava desaparecida é resgatada em Venda Nova do Imigrante

Coleta de lixo em Venda Nova terá horários diferenciados no período de Natal e Ano Novo

Secretária do Governo dialoga com comunidade de Pedra Azul sobre drenagem do rio próximo ao Morangão