Brejetuba lançou o projeto Apoio e Conservação de Estradas, Isolamento e Revegetação da Nascente do Município. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais- Pronat e o Programa de Extensão Ambiental (Iema) o projeto, como o próprio nome diz, visa conservar estradas e proteger nascentes.
Para isso, serão construídas 420 caixas secas nas estradas e carreadores e isoladas 40 nascentes, além de plantadas aproximadamente 38.500 mudas de espécies nativas. São 60 produtores ajudando a proteger cerca de 39 hectares para recomposição da mata atlântica. A maior parceria é a dos produtores que, por entenderem a importância das matas na propriedade, estão cedendo áreas que irão contribuir para aumentar a cobertura florestal no município. Além disso, eles serão parceiros na manutenção das áreas por um período de, no mínimo, dois anos, destaca a bióloga Sabrina Zandonade, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Ainda de acordo com Sabrina, o isolamento da área eliminará parte dos fatores degradadores que podem incidir sobre a nascente, favorecendo o processo de regeneração natural. O plantio de mudas irá contribuir para o enriquecimento da vegetação do entorno, além de colaborar para melhoria da qualidade da água, diminuindo a chegada de sedimentos no curso dágua.
O diferencial desse projeto é que, além de proteger o redor da nascente, irá intervir no seu entorno com a construção das caixas secas para conservação de carreadores. Essas caixas irão auxiliar na contenção das enxurradas e erosões evitando o assoreamento das nascentes. Outro benefício das caixas é o armazenamento da água da chuva, favorecendo sua infiltração no solo e, consequentemente, a alimentação do lençol freático, ou seja, da nascente.
O projeto está em fase de licitação e as atividades deverão começar no início de outubro.