FMZ A Rádio
da Família

Cabelo branco não é velhice

* Por Leandro Fidelis

Mais de 1.000 idosos vieram numa caravana ontem a Venda Nova. Eles participam do 10º Congresso Brasileiro de Clubes da Melhor Idade, que começou dia 25 e vai até amanhã em Aracruz. Só os Estados do Amazonas e do Sergipe não estavam representados.

Assim como Domingos Martins, Venda Nova fez parte da programação turística nas montanhas. Aqui, os grupos foram recebidos pelos freqüentadores do Projeto Conviver, com dança e almoço típico no Centro de Eventos.

“Cabelo branco não é velhice”, dizia a letra do compositor baiano que subiu ao palco para dar uma canja durante o almoço. O verso ilustra o quanto esses “vovôs” são alegres e só querem saber de se divertir.

Genilda Cordeiro Barone, presidente da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade, com sede em Vitória, é um deles. Ela disse que a partir de 50 anos a pessoa pode se associar. “O idoso é excluído de tudo. Somos pessoas de alto nível intelectual, que já não precisamos cuidar dos filhos… É a melhor fase da vida”.

Do Pernambuco, chamou a atenção a beleza de Valdenice Ayres, 73. Ela é a atual Miss Melhor Idade daquele Estado e trabalha como modelo numa agência. “Eu só estou vivendo agora depois dos 50. Fui dona-de-casa, criei 16 filhos e agora curto a vida viajando, participando de comerciais. Vale muito a pena”, disse.

Já outro pernambucano, Antônio Barros, de 73 anos, foi viúvo durante seis e há dez está casado com uma senhora que conheceu no clube. Ele coleciona vários títulos de concursos de beleza masculina. “Agora que eu estou vivendo”.

Os congressos da Melhor Idade (eles não gostam do rótulo “3ª Idade”) acontecem anualmente no Brasil e em Portugal, que este ano entra na 9ª edição do Encontro Luso-Brasileiro de Turismo Sênior. Quem foi que disse que cabelo branco é velhice?

Serviço:

Associação Nacional de Clubes da Melhor Idade

Rua Nestor Gomes, 277- sala 705- Centro- Vitória- ES

Tel.: (27) 3222-3859- Site: www.abcminacional.com.br

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´