Cachoeiras e esportes de aventura: atrações do verão em Alfredo Chaves

Alfredo Chaves é mesmo um paraíso natural. Belas paisagens, clima agradável, vales e cachoeiras ornamentam o cenário do município. Devido a essa generosidade ofertada pela natureza a cidade ficou conhecida como o lugar dos esportes de aventura.

Rapel, tirolesa, vôo livre de asa delta ou parapente, bóiacross, mototrilha, entre outros, são algumas opções oferecidas nos quatros cantos da região.

E com a proximidade do verão, a procura por rapel nas cachoeiras aumenta consideravelmente. De acordo com instrutores do esporte, diversas cachoeiras do município são propícias para isso.

Uma das mais procurada para a aventura é a cachoeira Engenheiro Reeve, conhecida como cachoeira de Matilde, por pertencer ao distrito. Além dela, outras como a Piripitinga, em São Francisco de Batatal e Vovó Lúcia, em Ibitirui possuem ótimas razões para o esporte.

E em se tratando de cachoeiras, Alfredo Chaves é um dos municípios capixabas que mais possui esse tipo de formação natural. Cerca de vinte cachoeiras estão catalogadas na Secretaria Municipal de Turismo (confira relação abaixo), mas de acordo com o órgão, o município possui muitas outras que estão em propriedades particulares, sem acesso ao público.

Fazendo um tour pela região, na parte baixa do município encontra-se a cachoeira Tororoma, em Cachoeira Alta, com quase 400 metros, a queda fica próxima a rampa natural de vôo livre. Já na parte alta, destacam-se a famosa Engenheiro Reeve, em Matilde, a maior em queda livre do Estado, com 65 m.

Ainda, bem próximo dali, na localidade de Carolina, a Daróz, Iracema e Iraceminha, considerada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente, a mais bela formação natural do rio no território de Alfredo Chaves.

E espalhadas pelos 613 m2 de território alfredense, podemos contemplar ainda a Maravilha, em São Roque de Maravilha; Piripitinga, em São Francisco de Batatal; Vovó Lúcia, em Ibitirui e Paganini e Quintino, no distrito de São João de Crubixá.

As mais procuradas para banho são a Daróz, Piripitinga e Quintino. Já a cachoeira de Matilde recebe centenas de visitantes nos finais de semana e feriados, que ainda apreciam o belo vale de Santa Maria Madalena.

Esbanjando todas essas belezas naturais a cidade é rodeada também por diversos vales, matas e rios. A fartura de atrativos esportivos e naturais deu razão a construção de diversas pousadas, que oferecem comida caseira, passeio pelas matas e cachoeiras e muita diversão.

Confira a relação de cachoeiras catalogadas:

Cachoeira Alta

Cachoeira Tororoma

Carolina

Cachoeira Daróz

Cachoeira da Família Pinón

Iracema

Iraceminha

São João

Cachoeira do Quintino

Corredeira do Paganini

Matilde

Cachoeira Engenheiro Reeve

São Roque de Maravilha

Cachoeira Maravilha

Cachoeira da Mercearia

Ibitirui

Cachoeira Vovó Lúcia

Cachoeira da Neusa

Vila Nova de Maravilha

Cachoeira das Maravilhas

Itacurubi

Cachoeira sem nome

São Francisco de Batatal

Cachoeira Piripitinga

Cachoeira do Tilin

Santa Maria do Engano

Cachoeira Engano

Recreio

Cachoeira de Recreio

Aparecida

Darcy Nalesso

Quinto Território

Cachoeira do Sardi

Obs.: O município possui ainda dezenas de quedas d’água e cachoeiras sem registro, localizadas em propriedades particulares, com difícil acesso ou restrito.

* Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Alfredo Chaves

Confira mais Notícias

Território do Socol ganha placas de sinalização turística em Venda Nova

Descubra o verão das Montanhas Capixabas: aventuras, sabores e conexão com a natureza

Parques estaduais estarão abertos nos feriados de novembro

Turismo

Descubra o Circuito Turístico Caminho Pomerano em Santa Maria de Jetibá

Concurso de fotografia convida moradores a mostrar a beleza das Montanhas Capixabas

Napolitana

Pizzaria Vallino de Pedra Azul está entre as 50 melhores da América Latina

Atrativos para toda a família nas montanhas capixabas durante as férias

Escaladas ao topo do Forno Grande devem ser marcadas no portal Agenda ES