Cadastro e padrão da Juçara

Os produtores rurais interessados em realizar coleta dos frutos da palmeira juçara (Euterpe edulis) já podem procurar o escritório mais próximo do Incaper para solicitar a visita de um técnico para elaborar um Plano de Manejo Simplificado da propriedade, que será feito sem custos para o pequeno produtor de base familiar.

 

De posse do Plano, o produtor deve se cadastrar no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) para iniciar a coleta dos frutos, segundo as determinações da Instrução Normativa nº 003 do órgão, publicada no último dia 31 de Julho. “Nosso objetivo é disciplinar o uso do fruto, protegendo os recursos florestais, de forma conciliada com a geração de renda para os pequenos produtores e as populações tradicionais”, destaca Ademar Espíndola Junior, chefe do Departamento de Recursos Naturais Renováveis do IDAF.

 

A intenção é unir esforços, principalmente em virtude da exigência legal de realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Podemos conciliar as ações do Programa Reflorestar e do Projeto  Corredores Ecológicos com o CAR e o cadastro da Juçara”, aponta Fabiana Ruas, coordenadora de Sociobiodiversidade e do Programa Palmáceas do Incaper.

 

Em paralelo à normatização da coleta, o processo de agroindustrialização também precisa ser regularizado. “Nesse contexto, é necessário empreender ações a fim de atender aos requisitos legais estabelecidos pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) relacionados ao processamento da polpa, seja do ponto de vista sanitário, ambiental e tributário”, explica Monique Lopes Ribeiro, engenheira de alimentos do Incaper.

 

O foco são as agroindústrias de pequenas propriedades rurais. “A merenda escolar é um excelente mercado em potencial para polpa da Juçara produzida pela agricultura familiar”, enfatiza Fabiana.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)