A Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo- Pronova participou da sétima edição do Espaço Café Brasil, realizado em São Paulo, durante os dias 4 e 6 de outubro. Esse é o maior evento do setor de café na América Latina e um dos principais para a sua promoção e negociação no país.
Com seis edições já realizadas, o Espaço Café Brasil foca o desenvolvimento do mercado brasileiro, na promoção da qualidade, na excelência dos produtos e no aumento do consumo de café nacional e internacional. A Pronova esteve representada pelo diretor administrativo-financeiro, Pedro Carnielli e pelos colaboradores Edevaldo Costalonga e Jackeline Uliana Donna.
De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Pronova, Pedro Carnielli, o objetivo de participar do evento foi divulgar e comercializar o café da Cooperativa. “A região de montanhas do Espírito Santo tem que se mostrar mais para o Brasil. Nosso café é um café fino que se destaca”, ressaltou Carnielli.
Nos três dias de evento, a programação incluiu palestras, rodadas de negócio, o Campeonato Brasileiro de Baristas, o II Encontro da Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil – e o Seminário Internacional de 2012 que teve como tema “DNA Café”.
Rodadas de Negócios e Cupping das Mulheres
Durante o evento, a Cooperativa esteve presente em rodadas de negócios, onde apresentou oito amostras para a pré-seleção, sendo todas classificadas. Desse número, foram vendidos três lotes de café dos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba e Vargem Alta.
No Cupping das Mulheres, foram apresentadas três amostras para a pré-seleção, sendo todas foram aprovadas e vendidas durante o evento. As amostras eram dos municípios de Afonso Cláudio e Vargem Alta.
Tanto nas rodadas de negócios, quanto no cupping das mulheres, as sacas de café da Pronova foram vendidas com ágio de R$ 130,00 em relação ao valor de mercado interno.
Para o evento foram levadas amostras de café dos cooperados e esposas de cooperados: Anaílda Zucolotto, Antonio Carnielli, Cleidineia Cunha Marchioro, Gelson Bissoli, João Fortunato Destefani, Josane Souza Lima Bissoli, Marcos Marchioro, Renato Afonso Zucolotto e também de produtores da região: Renato Coco e Zenil José de Oliveira.
Top 10 do Café
O café do cooperado da Pronova Gelson Bissoli (Vila Pontões – Afonso Cláudio) ficou entre os dez melhores do Brasil, em uma eleição realizada durante o evento que contou com a participação de cafés de todo o país. Outro ponto importante da eleição foi que três dos dez melhores cafés são produzidos por produtores da agricultura familiar e associados a cooperativas certificadas FAIR TRADE, como é o caso de Gelson Bissoli.
IWCA Brasil
Ainda durante o 7º Espaço Café Brasil, a Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil – foi oficializada. A coordenadora de certificação e comunicação da Pronova, Jackeline Uliana Donna, faz parte da diretoria, ocupando o cargo de segunda secretária.
O capítulo brasileiro da IWCA foi escrito na edição de 2011 do evento, com a assinatura da carta de intenção. Neste ano, com a presença de aproximadamente 40 integrantes, foi oficialmente assinado o Memorandum Of Understanding pela vice-presidente da IWCA, Johanna Bot e pela presidente da Aliança no Brasil, Josiane Cotrim Macieira.
A IWCA foi criada em 2003 como resultado de um encontro entre mulheres da indústria do café com as mulheres do mundo produtor. A organização já conta com unidades em vários países como Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, República Dominicana, Colômbia e Burundi e tem por objetivo formar uma aliança global, empenhada em reduzir as barreiras para mulheres, promovendo o acesso a recursos e a capacitação para as mulheres de toda cadeia produtiva do café.