Produtores de Café Conilon da região de Afonso Cláudio, por meio da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), fecharam um acordo para exportação de 200 toneladas do grão para Itália, mais precisamente para o Porto de Gênova. Essa venda beneficiará cerca de 130 famílias da região serrana do Espírito Santo. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores (MRE), em 2012, o café foi o segundo produto brasileiro mais vendido para o país europeu.
Do volume negociado, 100 toneladas foram embarcadas na segunda quinzena de julho, o restante será entregue em agosto. Pela primeira vez os contêineres, com 334 sacas cada um, foram estufados e lacrado no armazém da cooperativa em Afonso Cláudio, reduzindo assim os valores gastos com logística.
Antes do embarque o café foi processado visando eliminar defeitos para alcançar os padrões exigidos pelo importador, ou seja, foram separados e ensacados somente os grãos de boa qualidade. “Os lotes de café são adquiridos com diferentes padrões de qualidade. Na unidade de armazenamento, com o acompanhamento de profissionais qualificados, os grãos são rebeneficiados (processados) para chegar aos padrões comercializados”, explica João Elvídio, gerente de Mercado de Café da Coopeavi.
Além do montante vendido aos italianos, a cooperativa embarcou mais de 14 mil sacas de café robusta para Cuba. Parte do montante que estava previsto para ser embarcado em agosto, foi antecipado para o mês de julho. O restante, cerca de 5 mil sacas, será enviado na segunda quinzena de agosto.
*Fonte: OCB/ES