Café vendanovense, o melhor do Brasil, vai a leilão no próximo dia 10

Pimenta Filho (no centro da foto), ao lado do irmão Luiz Henrique, e dos amigos João Paulo Marcate, Dério Brioschi e Philippe Brunelli. Todos pesquisadosres e produtores de cafés especiais.

 

A jornada de sucesso do melhor café do Brasil, de Venda Nova do Imigrante, terá o novo capítulo no próximo dia 10. Os grãos produzidos por Luiz Ricardo Bozzi Pimenta de Sousa e família vão a leilão e serão disputados por compradores de vários países. O lance inicial é de aproximadamente R$ 2.800,00 por saca de 60 kg, mas o valor final pode ser dezenas de vezes maior.

 

A amostra, da espécie arábica, obteve 90.03 pontos – a escala vai até 100 pontos – na fase internacional da Cup of Excellence, a “copa do mundo” dos cafés de qualidade, garantindo o primeiro lugar. “É uma responsabilidade muito grande. Hoje, todo produtor de Venda Nova pode dizer que seu café vem de onde se produz o melhor café do mundo. Isso nos deixa muito felizes”, comenta Luiz Ricardo.

 

A maior parte dos compradores é de fora do país. O leilão costuma contar com participantes da Europa, Estados Unidos e Ásia. Todos vão disputar o melhor café brasileiro. “É um grão que possui base de estudo, porque tem aplicação de tecnologias, parcerias com instituto federal e entidades privadas, acompanhamento técnico. É uma questão de troca de experiências”, explica Luiz Henrique Bozzi Pimenta de Sousa, irmão de Luiz Ricardo e também responsável pelo produto.

 

São mais de 20 anos dedicados pela família aos grãos de qualidade. “Começou com meu avô, passou para meu pai e agora nós estamos trabalhando no ramo. Três gerações da família se envolveram com café de qualidade”, complementa Luiz Henrique.

 

Venda Nova ficou em primeiro, mas Estado tem outro municípios entre os 10 mais bem colocados – Reprodução
Venda Nova ficou em primeiro, mas Estado tem outro municípios entre os 10 mais bem colocados - Reprodução

 

Além do reconhecimento da qualidade, a recompensa pelo trabalho também pode vir no preço de venda. O recorde do leilão foi registrado em 2018, quando cada saca de 60 kg do café campeão foi vendida pelo equivalente a R$ 73 mil.

 

Espírito Santo bem representado

Cup of Excellence teve mais de 900 amostras concorrentes. As 30 que receberam maior pontuação vão participar do leilão em dezembro. Além do café dos irmãos Pimenta, que ficou em primeiro, o Espírito Santo também será representado por grãos de Eduardo Tozi (4º lugar), do município de Castelo; e Jeremias Lietig Braga (8º lugar), de Afonso Cláudio.

 

Com informações da Prefeitura de Venda Nova.

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova