Cafeicultores de Afonso Cláudio e Cachoeiro vencem concurso estadual de Conilon

A cafeicultora Mariceia Aparecida Bleirdson, da comunidade de Boa Vista, em Cachoeiro de Itapemirim, foi a grande campeã do 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade, na categoria Natural. Já o vencedor na categoria Cereja Descascado é o bicampeão João Delpupo, cafeicultor de Afonso Cláudio. Cada um faturou o valor de R$ 5 mil, insumos e outros prêmios dos patrocinadores do concurso.

Fotos: Thiago Guimarães/Secom
<b>Título:</b>

A premiação, realizada ontem no Centro Esportivo Garoto, contou com a presença do governador Renato Casagrande, de gestores públicos, empresários, técnicos, cafeicultores e dos patrocinadores.

“Parabenizamos os cafeicultores e os profissionais que colocaram o Espírito Santo em posição de destaque na cafeicultura mundial. Essa dedicação, aliada aos investimentos que realizamos nos últimos anos, proporciona excelentes resultados em todas as regiões capixabas”, destaca o governador Renato Casagrande.

O 3º Prêmio Conilon Especial contou com a participação de 398 amostras, um recorde, de 38 municípios capixabas. Desde sua primeira edição, o objetivo é reconhecer, premiar e incentivar a produção de café Conilon de qualidade, através do uso de práticas sustentáveis de produção, agregando valor à produção e gerando qualidade de vida no campo.

<b>Título:</b>

“Há 15 anos era impensável que o Conilon teria espaço entre os cafés de qualidade. Hoje finalizamos mais um concurso estadual no qual amostras obtiveram classificação de cafés finos. Esse é o resultado de um trabalho sério e contínuo, com muitos investimentos, e principalmente do empreendedorismo doa cafeicultores”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

“Trabalhamos o concurso de modo a levar informações e conhecimento aos produtores capixabas. As diversas ações realizadas aqui no Espírito Santo, no Brasil e no exterior abrem portas para os mercados conhecerem nosso café Conilon e o resultado positivo já é surpreendente”, salienta Arthur Fiorot, da empresa Conilon Brasil.

<b>Título:</b>

Durante três meses foram recebidas amostras nas categorias natural e cereja descascado. Esta etapa contou com grande apoio do Incaper, Coopeavi, Cooabriel e Kubit Comércio de Café.

“Mantive o mesmo comprometimento do ano passado e o resultado está aqui. O café Conilon bem tratado apresenta qualidade de ponta e gradativamente ganha mais espaço no mercado”, destaca João Delpupo.

“Estou muito feliz com o resultado. É bom ter o trabalho reconhecido e valorizado. Agora vou seguir adotando ainda mais as boas práticas no trato de minha lavoura, para garantir melhor qualidade da produção e consequentemente maior remuneração”, comemora a cafeicultura Mariceia Bleirdson.

Vencedores categoria Natural

1º Mariceia Aparecida Bleirdson – Cachoeiro de Itapemirim

2° Francisco Fim – Castelo

3º Gernandia dos Santos Carvalho – Cachoeiro de Itapemirim

4º Pedro Fim – Castelo

5º Fabricio Zuim – Castelo

 

Vencedores categoria Cereja Descascado

1º João Delpupo – Afonso Cláudio

2º Eliadir Souza Mendonça – Afonso Cláudio

3º Edilson Brandt – Afonso Cláudio

4° Adolfo Delpupo Zambom – Afonso Cláudio

5° José Eraldo Delpupo – Afonso Cláudio

Confira mais Notícias

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores