Com o intuito de trazer melhorias à atividade cafeeira de Muniz Freire, que atualmente apresenta cerca de 12 mil hectares de café arábica, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza, nesta quarta (08) e quinta-feira (09), o Curso de Café Programa Renovar Arábica. O Programa tem como objetivo renovar e revigorar as lavouras do Espírito Santo, com foco no aumento da produtividade e melhoria da qualidade do produto.
Cerca de 14 produtores irão receber as instruções de boas práticas de manejo e condução de lavoura, como a produção de mudas, análise e correção do solo, manejo de ervas, adubação correta, pulverização de pragas e doenças, entre outros aspectos.
Segundo o extencionista do Incaper de Muniz Freire, José Carlos Menossi, através da capacitação, os produtores estarão mais preparados para desenvolver um trabalho de qualidade nas lavouras cafeeiras. Durante o curso, os cafeicultores conhecerão o momento certo de substituir os pés de café que já estão degradados por novas mudas, além dos métodos de um bom cultivo para que o grão cresca de forma saudável, explicou Menossi.
O curso, que tem duração de dois dias, com aulas das 8h às 17 horas, acontece no Salão Paroquial da Sede Distrital de Vieira Machado, em Muniz Freire. A orientação será feita pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), José Carlos Gava Ferrão.
O evento conta com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagma) e do Sindicato Patronal (SP). Mais informações sobre o curso podem ser adquiridas no telefone: (28) 3544 1273.