Cafeicultores do ES e Minas Gerais realizam manifestação

*Redação FMZ

 

Produtores de café de 65 municípios das Montanhas Capixabas, Região do Caparaó e Zona da Mata de Minas Gerais estão representando a classe em manifestação pela falta de apoio, os preços baixos e pelos custos altos de produção. Acompanhando a onda nacional de protestos, os cafeicultores destas localidades se concentraram nesta manhã, dia 1º de julho, no distrito de Realeza, em Manhuaçu (MG).

 

De acordo com o Presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, os produtores solicitam ao setor público e privado maior transparência nas questões do setor. As reivindicações envolvem desde a política de crédito, até as questões trabalhistas e ambientalistas. “O objetivo do movimento é sair daqui com uma agenda oficial de debates, que serão levadas às autoridades para discussão pedindo por melhorias e mais apoio ao ramo”, declarou.

 

Os produtores reclamam que estão enfrentando dificuldades para arcar com os altos custos da mão de obra para colheita. Também afirmam que a baixa nos preços está os levando a trabalhar no prejuízo numa situação que comparam a escravidão para o mercado.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)