Cafeicultores terão até dia 23 de outubro para renegociar financiamento

Os cafeicultores terão até o dia 23 de outubro para renegociar os financiamentos. O prazo foi dilatado para que os produtores prorroguem as parcelas de crédito vencidas ou a vencer até o fim do ano.  Para isso, basta procurar os sindicatos e as agências do BB que operam crédito rural. Para ter acesso à prorrogação é necessário que os produtores quitem 20% do valor da parcela vencida ou a vencer de financiamentos via Pronaf e Funcafé.

 

Segundo o deputado federal, Evair de Melo (PV-ES), que articulou junto à Superintendência do Banco do Brasil (BB) capixaba a dilatação do prazo, os cafeicultores  têm enfrentado dificuldades e a falta de água impactou fortemente a produção. “Precisávamos apresentar uma proposta imediata para sanar os problemas desses cafeicultores e o Banco do Brasil, maior repassador de crédito no Espírito Santo, se dispôs conversar possibilitando a busca de alternativa viável, em curto prazo”.

 

De acordo com o Banco são mais de 20 mil contratos espalhados por 52 municípios capixabas. O valor estimado das parcelas é de R$ 600 milhões. As chuvas deste ano estão entre 25 e 50% abaixo do esperado em mais de 2/3 do território capixaba. Nos últimos três anos a chuva foi insuficiente para recarregar os rios, córregos e represas. Com isso a água está insuficiente para os usos doméstico, industrial e agropecuário, e a crise está instalada no campo e nas cidades.

 

Fonte: ascom/Evair de Melo
Foto: ascom/seag

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova