Apesar do calor registrado em todo o Estado nos últimos dias, o verão está no início e, até o fim da estação, as chuvas fortes ainda podem ocorrer. O excesso de água costuma trazer transtornos, como as enxurradas. Para evitar que a chuva cause esse tipo de problema, a Prefeitura de Domingos Martins está investindo na construção das chamadas caixas secas. Elas são instaladas nas localidades no interior do município.
Caixas secas evitam que a água desça encostas com velocidade – Foto: Divulgação/PMDM |
![]() |
Essas caixas são reservatórios cavados na margem das estradas para a captação das águas de chuva. Isso não apenas evita as enxurradas, mas também a erosão, o assoreamento dos rios e o desgaste das estradas. Além disso, as caixas secas aumentam o armazenamento de água e o abastecimento do lençol freático, o que favorece as nascentes e a vazão dos rios. Outros municípios também usam o mesmo recurso.
De acordo com o secretário municipal de Interior e Transporte, Euvaldo Schneider, o trabalho vem sendo realizado em todos os distritos. “Além das ações de manutenção e melhoria das estradas, estamos buscando locais estratégicos para a instalação dessas caixas, pois elas auxiliam na conservação das vias, já que a água tem a vazão controlada e não escoa com tanta força naquelas áreas onde a inclinação é maior, como morros e encostas”, explica.
Além da escavação de caixas secas, bueiros são construídos nas áreas rurais com estruturas de concreto, as manilhas, com a finalidade de drenar ou para facilitar a passagem da água embaixo do leito da estrada. Tanto a criação de caixas secas quanto a instalação de manilhas são feitas para evitar a erosão da terra, a degradação das estradas, a garantia de tráfego normal de veículos e o escoamento da produção agrícola durante as épocas de chuvas e de secas.