Nesta quarta-feira (18), a Comissão de Viação e Transportes (CVT) aprovou requerimentos do Deputado Federal Evair de Melo (PP) para a realização de duas audiências públicas. Uma delas será para tratar sobre a paralisação da duplicação do trecho capixaba da BR 262. Para esta audiência, serão convidados os representantes do Tribunal de Contas da União – TCU e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT.
Em sua justificativa, Evair aponta que a obra de duplicação na BR-262 foi iniciada como uma esperança para os capixabas e usuários da estrada, que enfrentam grandes riscos em seu trajeto. “A obra foi paralisada pelo Tribunal de Contas da União e nove meses depois não há qualquer previsão de retomada. Enquanto isso, os trechos que foram iniciados à margem da rodovia vão se perdendo para o clima e pela falta de manutenção, gerando assim uma situação que frustra os capixabas”.
Evair solicitou também uma audiência para tratar sobre as concessões da própria BR 262 e também da BR 381, que liga o município de São Mateus até a capital paulista, atravessando o território mineiro. Para esta audiência, será convidado o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “É fundamental que o Ministro tenha a oportunidade explicar ao Parlamento o que o Governo planeja atingir e quais medidas estão sendo tomadas para garantir que a concessão possa trazer o maior benefício tanto aos habitantes da região quanto aos usuários da rodovia”, justificou o deputado Evair de Melo.
BR-101 Norte
Nesta terça-feira (17), a Comissão Especial destinada a acompanhar e fiscalizar as atividades, direitos e deveres da Concessionária ECO 101 (CEXBR101) aprovou os requerimentos de autoria de Evair para a realização de audiências públicas em Linhares e Ibiraçu. O objetivo é debater sobre o desmembramento do licenciamento ambiental no Trecho Norte da BR 101. A princípio, foram sugeridas as realizações das audiências no dia 30 de setembro, em Linhares, e no dia 7 de outubro, em Ibiraçu.