Cultura

Câmara de Domingos Martins promove Semana Cultural

A Câmara Municipal de Domingos Martins abre nesta sexta-feira (4) a Semana Cultural “Abra as portas para a cultura entrar”, que será realizada até o próximo dia 11, no espaço do Plenário Paulo Lorenzoni, localizado à Avenida Kurt Lewin, nº 60, na sede, e nas dependências do Setor de Informação Cultural- SIC, situado na mesma avenida.

 

A Semana Cultural tem como objetivo oferecer à comunidade a oportunidade de entrar em contato com um pouco da história do município, por meio da realização de palestras, apresentação de documentários, exposição de fotografias, mostra de orquídeas e momentos literários que abordem aspectos da cultura local e do Estado.

 

O evento conta com o apoio de Helmut Meyerfreund e do Consulado Alemão no Espírito Santo e com parcerias de empresas locais e terá a participação de personalidades da cultura local, como o historiador Joel Guilherme Velten que, além de coordenar todas as atividades da Semana Cultural, dará uma palestra sobre a história da localidade de Santa Isabel; Ângela Maria Martinelli, responsável pelo momento poético; o conceituado orquidófilo Leodério Velten com sua exposição de orquídeas e apresentação de documentário sobre o orquidófilo Roberto Kautsky; o fotógrafo Hudson Luiz Entringer, popularmente conhecido como “Dizzone”, com belas fotos do município; e Fátima Cristine Sant’Anna Feitosa, assessora executiva do Instituto Kautsky, falando sobre a constituição histórica da entidade.

 

Confirmadas também as presenças de outros municípios e Estados, como o advogado Doutor Moacyr Rosado, que falará sobre a vida de Ruy Barbosa; os professores Agostino Lázzaro, Cilmar Francischetto e Silas Rach, do Arquivo Público do Espírito Santo, que abordarão em suas palestras a colonização italiana em Pedra Azul e Aracê; a autora Valsema Rodrigues, lançando seu livro “No Reino das Palavras”, e Rodrigo Trespach, que virá do Rio Grande do Sul para falar sobre a colonização alemã no Sul do Brasil.

 

A parte internacional do evento ficará por conta de Wolfgang Max Bendel, que virá a Domingos Martins diretamente da Baviera, na Alemanha, para participar da Semana Cultural, ministrando a palestra “A língua alemã e seus dialetos”. A entrada é franca.

Confira a programação:

 

Semana Cultural "Abra as portas para a cultura entrar"

 

Dia 4 de novembro de 2011 (sexta-feira):

 

9h – Abertura e Palestra sobre a vida de Ruy Barbosa.

Palestrante: Doutor Moacyr Rosado – Advogado.

Duração: 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

Lançamento da Exposição de fotos sobre o Município de Domingos Martins.

De 4 a 11 de novembro (horário comercial).

Fotógrafo: Hudson Luiz Entringer.

Local: SIC – Setor de Informação Cultural.

 

Dia 7 de novembro (segunda-feira):

 

13h – Palestra: “A língua alemã e seus dialetos”.

Palestrante: Doutor Wolfgang Max Bendel (Baviera – Alemanha).

Duração: 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

14h – Palestra: “Colonização italiana no Espírito Santo, com foco para Pedra Azul / Aracê”.

Palestrante: Professores Agostino Lázzaro, Cilmar Francischetto e Silas Rach

Duração: 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

Dia 8 de novembro de 2011 (terça-feira):

 

14h – Mostra de Orquídeas e exibição do documentário “Roberto Kautsky”.

Apresentação: Leodério Velten, Orquidófilo.

Local: SIC – Setor de Informação Cultural.

 

16h – Lançamento do livro “Burros e Pastores nas terras do Espírito Santo” – Pastor Heinz Soboll.

Local: SIC – Setor de Informação Cultural.

 

Dia 9 de novembro (quarta-feira):

 

9h – Momento Poético.

Doutora Ângela Maria Martinelli, Poetiza, Acadêmica correspondente da Academia Feminina Espíritosantense de Letras.

Duração: 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

14h – Palestra: “História da Colônia de Santa Isabel”.

Palestrante: Professor Joel Guilherme Velten.

Duração: 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

Dia 10 de novembro (quinta-feira):

 

9h – Lançamento do livro “No Reino das Palavras”.

Presença da Autora Valsema Rodrigues.

Das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Local: SIC – Setor de Informação Cultural e Plenário Paulo Lorenzoni.

 

15h – Palestra sobre a constituição histórica do Instituto Kautsky.

Palestrante: Fátima Cristine Sant’Anna Feitosa.

Duração: 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

Dia 11 de novembro (sexta-feira):

 

9h – Palestra: “A Colonização Alemã no sul do Brasil”.

Palestrante: Doutor Rodrigo Trespach (Rio Grande do Sul).

Duração 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

Encerramento às 17h

Confira mais Notícias

CineSesc Itinerante chega à Venda Nova com exibição gratuita de filmes e curtas-metragens

Tradição e sabor marcam 24ª Festa do Socol dias 02 e 03 de maio em Venda Nova

Festa do Morango de Pedra Azul muda de data e este ano será em setembro

Casarão da Família Scabelo, em Venda Nova , terá projeto de restauro com investimento do Governo do ES

História do único fabricante de concertinas do Espírito Santo vira documentário

Rua do Monumento ao Imigrante Italiano

60º Festival da Uva e do Vinho celebrou tradição e cultura em São Bento de Urânia

Venda Nova recebe espetáculo do Grupo Rerigtiba com entrada gratuita