Câmara de Venda Nova recebe prefeito para prestação de contas

Ao completar seis meses de administração, o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim- PMDB,apresentou um relatório resumido com os números dos cinco primeiros meses. Na sessão da última terça-feira, dia 30 de junho, ele apresentou demonstrativos das receitas, débitos, projetos em fase de captação de recursos e realizações. Perim também fez ponderações relacionadas à crise, considerando que em Venda Nova as perdas de receitas foram bem menores comparadas aos outros municípios. Mesmo com a queda de receita, os gastos com pessoal continuam na mesma média, 34,57%.

Com um discurso sempre calcado na palavra prudência, o prefeito citou a aquisição de um terreno para a creche de Vila Betânea e para o Posto de Saúde do bairro São Pedro e também de veículos. Ele ainda comparou os custos das duas festas realizadas em sua gestão com as do último ano da administração passada..

Repercussão

Os vereadores expressaram boa receptividade à prestação de contas do prefeito. José Marques Pacheco-PP, o Zezão Boiadeiro, voltou a cobrar o redutor de velocidade no Alto Caxixe, dizendo acreditar que o custo deve ficar abaixo de R$ 8 mil e por isso dispensa as burocracias do processo licitatório.

Já Alberto Falqueto- PDT enfatizou a própria observação do prefeito sobre a importância de valorização dos funcionários públicos municipais, principalmente com os mais dedicados. Em relação aos gastos superiores com a Festa do Município de 2008, ele disse justifica-se, pois se tratou do aniversário de 20 anos. “Estava previsto fazer uma festa diferenciada e gastar mais. Só desfile escolar gastou R$ 90 mil”, disse Falqueto. Ele elogiou a explanação do prefeito, principalmente a iniciativa do tíquete feira.

Dentre outras questões destacadas, Marco Grillo- PSDB disse que a festa do ano passado ofereceu um grande show sem cobrar bilheteria. Ele também considerou confortável a média dos gastos com pessoal e de que grandes projetos estão em andamento. “Vamos receber conclusão de obras importantes”.

Grillo disse, ao observar que os números apresentados são animadores, que sempre é preciso medir eficiência com a população em relação ao atendimento. O poder público não é instituição financeira e sim, prestador de serviço. “Temos que atender à população”. Ele citou a Farmácia Cidadão como típico benefício direto aos munícipes.

Isael Bergamim- PMDN e Davi Schettino Minete- PV também enalteceram a atitude do prefeito. Bergamim aproveitou para ler uma lista de reivindicação dos moradores do Alto Caxixe, dentre elas, a construção de um centro de eventos.

Já a postura de Fernando Altoé foi de considerar seis meses um período ainda pequeno para fazer julgamentos. Ele preferiu elogiar a atuação dos funcionários comprometidos que, na opinião dele, foi o maior patrimônio que o atual prefeito herdou. No entanto ele alertou para os riscos de manter funcionários não legalizados.

Tarcísio Botacin- DEM aproveitou para atualizar uma conversa que teve com o prefeito no início do ano. Ele está preocupado com a situação dos moradores de uma região de Vila da Mata onde os alagamentos são constantes. Botacin pediu uma ação emergencial e também falou da cobrança dos moradores em relação à anunciada obra de Unidade Sanitária.

Em resposta

Dalton Perim disse que todas as indicações dos vereadores são avaliadas e servem de sinalização para o planejamento da Prefeitura. Também garantiu que o abastecimento de água e a instalação de quebra-molas no Alto Caxixe estão no seu foco e que todas os pedidos entregues por Isael serão avaliados. Quanto às contratações, ele disse que são temporárias para implementação desta gestão. Também disse que divide a ansiedade da busca de uma solução para o problema do alagamento e que a Unidade de Saúde do bairro será feita com verba federal e deverá sair primeiro do que a do bairro São Pedro.

* Semana que vem a sessão será exclusiva para votação da Lei das Diretrizes Orçamentária- LDO.

* Fonte: Site Câmara

Confira mais Notícias

Carlos Alberto Minet (PSDB) toma posse na Câmara de Venda Nova do Imigrante

Veja os nomes dos novos secretários municipais de Venda Nova do Imigrante

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Vereador Alexandre Feletti é eleito presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante

Eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1º) em Venda Nova do Imigrante

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante