Ao completar seis meses de administração, o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim- PMDB,apresentou um relatório resumido com os números dos cinco primeiros meses. Na sessão da última terça-feira, dia 30 de junho, ele apresentou demonstrativos das receitas, débitos, projetos em fase de captação de recursos e realizações. Perim também fez ponderações relacionadas à crise, considerando que em Venda Nova as perdas de receitas foram bem menores comparadas aos outros municípios. Mesmo com a queda de receita, os gastos com pessoal continuam na mesma média, 34,57%.
Com um discurso sempre calcado na palavra prudência, o prefeito citou a aquisição de um terreno para a creche de Vila Betânea e para o Posto de Saúde do bairro São Pedro e também de veículos. Ele ainda comparou os custos das duas festas realizadas em sua gestão com as do último ano da administração passada..
Repercussão
Os vereadores expressaram boa receptividade à prestação de contas do prefeito. José Marques Pacheco-PP, o Zezão Boiadeiro, voltou a cobrar o redutor de velocidade no Alto Caxixe, dizendo acreditar que o custo deve ficar abaixo de R$ 8 mil e por isso dispensa as burocracias do processo licitatório.
Já Alberto Falqueto- PDT enfatizou a própria observação do prefeito sobre a importância de valorização dos funcionários públicos municipais, principalmente com os mais dedicados. Em relação aos gastos superiores com a Festa do Município de 2008, ele disse justifica-se, pois se tratou do aniversário de 20 anos. Estava previsto fazer uma festa diferenciada e gastar mais. Só desfile escolar gastou R$ 90 mil, disse Falqueto. Ele elogiou a explanação do prefeito, principalmente a iniciativa do tíquete feira.
Dentre outras questões destacadas, Marco Grillo- PSDB disse que a festa do ano passado ofereceu um grande show sem cobrar bilheteria. Ele também considerou confortável a média dos gastos com pessoal e de que grandes projetos estão em andamento. Vamos receber conclusão de obras importantes.
Grillo disse, ao observar que os números apresentados são animadores, que sempre é preciso medir eficiência com a população em relação ao atendimento. O poder público não é instituição financeira e sim, prestador de serviço. Temos que atender à população. Ele citou a Farmácia Cidadão como típico benefício direto aos munícipes.
Isael Bergamim- PMDN e Davi Schettino Minete- PV também enalteceram a atitude do prefeito. Bergamim aproveitou para ler uma lista de reivindicação dos moradores do Alto Caxixe, dentre elas, a construção de um centro de eventos.
Já a postura de Fernando Altoé foi de considerar seis meses um período ainda pequeno para fazer julgamentos. Ele preferiu elogiar a atuação dos funcionários comprometidos que, na opinião dele, foi o maior patrimônio que o atual prefeito herdou. No entanto ele alertou para os riscos de manter funcionários não legalizados.
Tarcísio Botacin- DEM aproveitou para atualizar uma conversa que teve com o prefeito no início do ano. Ele está preocupado com a situação dos moradores de uma região de Vila da Mata onde os alagamentos são constantes. Botacin pediu uma ação emergencial e também falou da cobrança dos moradores em relação à anunciada obra de Unidade Sanitária.
Em resposta
Dalton Perim disse que todas as indicações dos vereadores são avaliadas e servem de sinalização para o planejamento da Prefeitura. Também garantiu que o abastecimento de água e a instalação de quebra-molas no Alto Caxixe estão no seu foco e que todas os pedidos entregues por Isael serão avaliados. Quanto às contratações, ele disse que são temporárias para implementação desta gestão. Também disse que divide a ansiedade da busca de uma solução para o problema do alagamento e que a Unidade de Saúde do bairro será feita com verba federal e deverá sair primeiro do que a do bairro São Pedro.
* Semana que vem a sessão será exclusiva para votação da Lei das Diretrizes Orçamentária- LDO.
* Fonte: Site Câmara