Câmara de Venda Nova se reúne com gerentes de banco

As várias alternativas ofertadas pelas agências bancárias de Venda Nova ainda são desconhecidas do grande público e as instituições e a Câmara podem se unir para popularizar as informações. Esta foi uma das propostas de consenso da reunião entre os gerentes de banco de Venda Nova com os vereadores na manhã desta segunda-feira (25).

Diante da exposição dos gerentes, que descreveram a realidade diária local das agências, o Projeto de Lei Nº 019.2009, de autoria dos vereadores Marco Grillo-PSDB e Isael Bergamim- PMDB, que tramita na Câmara, pode ganhar nova redação, supressão ou aditivos no seu texto. Da forma como os autores apresentaram, o Projeto, no seu Artigo 2º, estabelece como tempo hábil para o atendimento até 15 minutos em dias normais e 25 para vésperas, pós-feriados e dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais.

O desejo de que o cliente fique o tempo mínimo na fila é consenso tanto entre os vereadores quanto os gerentes de banco, que já estão sujeitos às normas da Febraban*.

O que os gerentes se esbarram para implantar as medidas de redução é cultura do usuário, ainda resistente ao uso do sistema on line, dos caixas rápidos e ainda dos correspondentes bancários. Uns nem conhecem as alternativas e os gerentes querem que a Câmara considere dias críticos antes e depois de feriados, primeiro e décimo dia de cada mês e último dia útil do mês, quando acumulam pagamentos e recolhimentos de impostos municipal, estadual e federal.

De acordo com Marco Grillo, um dos autores do projeto, o fato é que há muitas reclamações e esta insatisfação com o atendimento deságua no ouvido dos legisladores municipais. “A população quer um posicionamento dos vereadores e precisamos olhar para frente e não ser omissos”, justificou ao acrescentar que a imagem negativa do Legislativo em Brasília não é boa e respinga na Câmara.

Tendência é diminuir caixas

O gerente da Caixa Econômica Federal, José Carlos Moreira, disse que o foco são os financiamentos para os negócios e a tendência é diminuir os caixas. “Temos cinco máquinas de atendimento, que funcionam das 6 às 22h, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. Ainda temos serviços lotéricos nos municípios e comunidades da região.

Já o Banestes mantém um posto de serviço no Alto Caxixe, para evitar que o produtor precise vir até Venda Nova. “Cada banco tem preocupação com a fila, porque além das multas previstas estamos sujeitos a reclamações na ouvidoria e quando a avaliação da agência cai, o gerente fica comprometido”, declarou o gerente Benilson Freixo Cacholi.

A alternativa do Bradesco é manter correspondentes bancários, conforme relatou o gerente Alexandre Lima Pinheiro “Em um dos pontos, chegamos registrar um dia em que teve mais atendimentos do que na agência”. Embora reconheça que os clientes mais antigos queiram o atendimento no caixa, a proposta é manter correspondentes em locais de maior demanda no município e na região.

Venda Nova está entre as três principais agências do agronegócio no Espírito Santo e a do Banco do Brasil precisa de um espaço de 600 metros quadrados, informou o gerente Geraldo Majello Machado Barbosa. Ele anunciou que a obra será feita na avenida Evandi Comarela ao lado da Escola Fioravante Caliman, assim como a sede da Caixa Econômica.

Tanto o presidente do Sicoob, Cleto Venturin, quanto o gerente da agência Vila Betânea, Paulo Lavarize, representaram a instituição na reunião. Venturim informou que está colocando gente para trabalhar nos caixas, mas que custa caro. “Abrimos postos de atendimento em Pedra Azul, Domingos Martins e outro no distrito de São João de Viçosa para facilitar a vida dos usuários dessas comunidades, mas ainda há resistência e muitos preferem movimentar em Venda Nova, onde alegam poder resolver outras questões”.

De acordo com os gerentes onde as agências colocaram cadeiras, a reclamação com as filas caíram 90%.

* A Febraban

Desde o começo do ano, a Federação Brasileira de Bancos- Febraban adotou a autorregulação que visa a implementar regras de atendimento ao consumidor e fiscalizar se os bancos as estão cumprindo. A entidade criou novas normas, entre elas, uma meta para tempo de espera na fila, uma das campeãs de reclamação.

Até o final do ano, o tempo máximo de espera nas filas será de 30 minutos nos dias normais e 40 minutos nos dias de pico (antes e depois de feriados, primeiro e décimo dia de cada mês e último dia útil do mês). Até o final de 2010, esse tempo terá que cair para 20 minutos e 30 minutos, respectivamente. Isso, esclarece André Santos, diretor da área técnica da Febraban, nas cidades onde não existem leis municipais a respeito. O tempo determinado pela Febraban, no entanto, supera o estabelecido pela legislação na maioria das cidades.

* Site Câmara de Venda Nova

Confira mais Notícias

Carlos Alberto Minet (PSDB) toma posse na Câmara de Venda Nova do Imigrante

Veja os nomes dos novos secretários municipais de Venda Nova do Imigrante

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Vereador Alexandre Feletti é eleito presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante

Eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1º) em Venda Nova do Imigrante

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante