Câmara empossa suplente segunda-feira

Antes de começar a sessão da última terça-feira, a Mesa Diretora da Câmara recebeu correspondência do juiz eleitoral da 40ª Zona, Valeriano Bolzan, que orientava sobre quem deveria ser o suplente da vaga deixada por Isael Bergamim. Baseado nas orientações da Justiça, a Procuradoria concluiu ser Ismael Faitanin- PPS o sucessor legal.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo, explicou em linhas gerais o processo por que passou Isael, as decisões do Tribunal Regional Eleitoral e a postura legal da Câmara. Ao final, ele anunciou para segunda-feira, às 10 horas, a sessão extraordinária que dará posse a Faitanin.

O prazo de dez dias para a Câmara empossar o suplente vence no sábado, como este não é dia útil, o presidente marcou a posse para manhã de segunda, depois da reunião das comissões permanentes.

Segunda, o presidente solicitou ao juiz uma orientação sobre quem seria o suplente. Esta informação foi essencial, tendo em vista que alguns dos primeiros suplentes também trocaram de partido.

No final da semana passada, a Mesa Diretora recebeu uma notificação oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, comunicando ter julgado procedente o pedido de perda do cargo eletivo do vereador Isael Bergamim.

O vereador e vice-presidente da Câmara teve decretada a perda do mandato por infidelidade partidária no primeiro julgamento no Estado. O parlamentar deixou o PPS e migrou para o PMDB depois da data estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral para a mudança, 27 de março de 2007.

Bergamim foi eleito pela coligação dos partidos PSDB e PPS, sendo filiado da segunda legenda. O primeiro suplente da coligação é Márcio Fiorese- que era PSDB e agora é PSB. Em seguida, vem Everaldo Avanci, que apesar de ser da coligação, é filiado ao PSDB. As duas condições devem inviabilizar ambos assumirem a vaga de suplente.

Já o terceiro suplente, Lúcio Côco, foi eleito pelo PPS, mas migrou para o PSB, também depois do prazo, o que o deixa nas mesmas condições do vereador cassado. O quarto suplente da coligação do partido é Antônio Ismael Faitanin, o “Telem”, eleito pelo PPS, onde permanece, o que o torna o mais provável ocupante da vaga até dezembro de 2008.

* Fonte: Assessoria Câmara de Venda Nova

Confira mais Notícias

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante

Eleições 2024

Dalton Perim vence as eleições e será prefeito de Venda Nova pela terceira vez

Operação Eleições 2024 terá mais de 8 mil agentes de segurança empenhados

Eleições 2024: e-Título só pode ser baixado até dia 5

Eleições 2024: eleitores não podem ser presos a partir desta terça

Atualização do e-Título está disponível para quem quer votar com o app