Na sessão do último dia 5, os vereadores de Venda Nova aprovaram por unanimidade a indicação de autoria de Valdir Dias- PP, que sugere ao prefeito Braz Delpupo a iluminação pública ao longo da BR-262, no trecho compreendido entre a entrada da cidade (tendo o Alpes Hotel como referência) até a Vila São Miguel.
Em sua justificativa, o vereador diz que, com a rodovia federal cortando o município, com bairros de ambos os lados, é quase impossível a locomoção de um bairro para o outro sem passar pela BR.
Ainda de acordo com Valdir, o tráfego à noite é intenso, tanto de estudantes como de moradores que freqüentam as igrejas ou participam de atividades esportivas e de lazer em diferentes localidades com a necessidade de atravessar a pista.
Além de garantir a segurança dos transeuntes, a iluminação pública às margens da BR vai embelezar nossa cidade, com destaque para os jardins. Sem contar que beneficiará o policiamento ostensivo no município, diz Valdir Dias, citando Viana como exemplo.
A Rádio FMZ saiu na frente ao reportar a falta de iluminação da BR-262 com foco nos ciclistas. Na matéria Iluminação da BR pode levar anos, de 22 de novembro deste ano (http://www.radiofmz.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=226), o prefeito Braz Delpupo afirmou que o projeto existe há algum tempo e depende de recursos federais. O início foi com a iluminação das proximidades de uma concessionária de veículos em Bananeiras.
Muitos moradores já vieram reivindicar. É uma obra necessária, mas assim como a sinalização turística, pode levar anos para acontecer. Na ocasião, ele disse que conversou com alguns deputados federais na tentativa de angariar recursos da União e que a Prefeitura procurou uma empresa para orçar o serviço.
Concluído, o projeto deve ser aprovado pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes- Dnit, responsável pelo gerenciamento da rodovia. A BR-262 é anterior ao crescimento de Venda Nova. Muitos problemas de hoje não estavam previstos, disse o superintendente regional do Dnit/ES Hélio Bahia.
*Publicada em 15/12/2006