Cidades

Câmara vota contratações de professores em Ibatiba

* Por Leandro Fidelis

A Câmara de Vereadores de Ibatiba votou na manhã desta sexta-feira (20) um projeto de lei com emendas ao que regulariza a contratação de professores não-concursados pela Prefeitura do município, na Região Sul do Estado. O projeto foi aprovado por unanimidade e agora o Executivo pode vetá-lo ou sancioná-lo. O dia também foi marcado por uma passeata de professores efetivos no centro da cidade reivindicando aumento salarial.

As contratações ocorreram em janeiro e fevereiro deste ano. Enquanto alguns candidatos aprovados no concurso realizado em outubro passado ainda não foram convocados, o prefeito José Alcure contratou 100 pessoas não-concursadas.

Alcure alegou que os funcionários foram “convidados” a ocupar os cargos sem remuneração. O contrato dos professores foi considerado irregular pela Justiça e todos foram demitidos. Mais de 1.000 estudantes estão sem aula desde então e há notícias de que falta merenda em algumas escolas do município.

Em junho do ano passado, a Prefeitura de Ibatiba assinou um termo junto à Câmara e ao Ministério Público concordando que, a partir da homologação do processo seletivo, ninguém mais seria contratado sem passar pela seleção legal.

O presidente da Câmara, Fábio Ambrósio do Nascimento Trindade (PSB), julgou serem as contratações inconstitucionais e exigiu transparência no processo de seleção, criando o projeto de lei com as emendas. “Entendemos a importância dessas contratações para manter a ordem na educação, por isso votamos as emendas que tornam isto viável”, disse.

´Tartaruga´

Neste período, os professores efetivos tiveram que trabalhar dobrado, embora sem conseguir atender a todas as turmas. A Justiça autorizou a Prefeitura a fazer processo seletivo simplificado. As provas foram realizadas há 15 dias, mas faltou a Câmara aprovar as contratações.

Paralelo a isso, os professores efetivos passaram a exigir aumento salarial. A classe alega não receber aumento desde 2002. Desde segunda-feira, os professores mantêm a “Operação Tartaruga”, liberando os alunos até duas horas antes do horário habitual da saída.

Hoje, eles convocaram a participação dos estudantes e foram às ruas de Ibatiba reivindicar aumento. A manifestação contou com cerca de 1.500 pessoas e se concentrou em frente aos edifícios da Prefeitura, da Câmara e da Secretaria Municipal de Educação.

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros resgata cachorro em meio a correnteza em Conceição do Castelo

Defesa Civil de Venda Nova emite alerta para estrada da Saúde / Alto Procidência

Confira o calendário de vencimento do Licenciamento 2026

Câmara de Venda Nova do Imigrante realiza concurso público para níveis médio, técnico e superior

Após 10 anos, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante anuncia concurso público

Corredor de umidade provoca chuva e alivia calor no Espírito Santo

Venda Nova utiliza “armadilhas” para monitorar e intensificar o combate à dengue

Prefeitura de Venda Nova vai se reunir com a Cesan para tratar sobre o abastecimento de água em Venda Nova