* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Quem gosta de natureza e história e procura manter a saúde em dia pode reservar um espaço na agenda para o próximo domingo (16). A Casa da Cultura de Venda Nova do Imigrante organiza a primeira Caminhada da Rota Imperial, que vai percorrer 14 quilômetros do caminho utilizado por Dom Pedro II para chegar a Santa Leopoldina. A promessa é encontrar muitas belezas pela estrada.
Depois de tomar o café da manhã, os participantes vão sair às 7h30 da sede da Casa Cultura, que fica no Bairro São Pedro, em Venda Nova, e vão até a Igreja de São Valentim, na localidade de Barcelos, em Afonso Cláudio. “Queremos promover o lazer e a interação entre as pessoas. Também pretendemos mostrar outras belezas de Venda Nova, além da Pedra do Rego”, comenta Bernadete Zorzal, diretora administrativa da Casa da Cultura.
A caminhada será realizada em ritmo tranquilo, para que todos possam acompanhar. O ponto de maior dificuldade será a subida das Sete Curvas, que ficam na localidade de Lavrinhas, ainda em Venda Nova. Porém, caso alguém se sinta mal, uma ambulância estará presente para atender. Estão previstas três paradas para descanso e lanche, quando os caminhantes poderão recarregar as energias.
Percurso será feito em ritmo tranquilo e haverá ambulância para quem precisar de apoio – Imagem: Reprodução |
![]() |
As inscrições para a caminhada custam R$ 20 e dão direito ao café da manhã, lanche, frutas e ao almoço, que será servido na chegada à Igreja de São Valentim. Os 100 primeiros inscritos também vão ganhar um “emborná” para carregar seus pertences. É possível se inscrever pelos telefones (28) 3546-1425 ou (28) 99908-6332. Quem quiser, também pode se inscrever no dia do evento. A volta para Venda Nova será feita de ônibus.