Caminhada relembra passos dos imigrantes italianos em Alfredo Chaves

Alfredo Chaves será novamente presenteado com a 2ª Caminhada da Rota do Imigrante Italiano, marcada para acontecer no próximo final de semana, dias 18 e 19 de abril. A saída acontece sábado, às 7h, no final da Avenida Lauro Ferreira Pinto, centro da cidade, com destino a comunidade de Matilde.

As ricas regiões de fauna e flora as inúmeras belezas naturais entre quedas d`águas, vales, picos, além de igrejas centenárias, foram características fundamentais que nomeou Alfredo Chaves como lugar privilegiado, para quem gosta contemplar a natureza e ao mesmo tempo relembrar o caminho percorrido pelos imigrantes italianos que deram formação à cidade.

O trajeto da caminhada inicia na sede do município com pernoite na comunidade de Matilde, onde haverá apresentação da Orquestra Regional Municipal Alto Benevente, apresentações culturais típicas e forró pé de serra.

Já no domingo, às 7h30min, os andarilhos continuam a caminhada com destino as pousadas, cachoeiras e casarios de Carolina e São Roque de Maravilha, onde haverá confraternização ao som de moda de viola.

Ao todo serão 30 Km de caminhada. À tarde, todos retornam para a sede em conduções preparadas pelos organizadores.

Segundo dados setor de Turismo e Cultura de Alfredo Chaves, com as dificuldades que a Itália enfrentava, muitas famílias imigraram para o Brasil na esperança de sustentar seus filhos.

E assim, ao desembarcar em Alto Benevente, hoje Alfredo Chaves, com posse das terras, passaram a transformar o município em terras de cultivo do café e outras lavouras.

Além do crescimento econômico influenciado pelos imigrantes, a cultura italiana ainda é muito presente no dia-a-dia das comunidades alfredenses.

Para o prefeito municipal, Fernando Videira Lafayette (PSB), a caminhada relembra todo o acontecimento que marcou a história de Alfredo Chaves, além de promover os atrativos turísticos do município. “Com essa caminhada muitas pessoas poderão conhecer de perto a nossa história e a nossa rica beleza natural, onde conservamos intactas muitas matas nativas”, lembra.

Durante todo o percurso haverá equipe para informações e apoio com ambulância, policia militar e distribuição de água.

As inscrições para a caminhada podem ser realizadas pelo site www.trilhaum.com.br ou na hora do evento.

Confira mais Notícias

Território do Socol ganha placas de sinalização turística em Venda Nova

Descubra o verão das Montanhas Capixabas: aventuras, sabores e conexão com a natureza

Parques estaduais estarão abertos nos feriados de novembro

Turismo

Descubra o Circuito Turístico Caminho Pomerano em Santa Maria de Jetibá

Concurso de fotografia convida moradores a mostrar a beleza das Montanhas Capixabas

Napolitana

Pizzaria Vallino de Pedra Azul está entre as 50 melhores da América Latina

Atrativos para toda a família nas montanhas capixabas durante as férias

Escaladas ao topo do Forno Grande devem ser marcadas no portal Agenda ES