Geral

Caminhadas tiram de casa homem confinado há 60 anos

* Por Leandro Fidelis

O aposentado Aguilar Azevedo, de 80 anos, corre contra o tempo, ou melhor, caminha, para superar um trauma que o fez confinado em sua própria casa por cerca de 60 anos. Já andou cerca de 3 km na localidade de Água Limpa, zona rural de Conceição. Um feito para alguém que até agora não conhece o centro da cidade.

Acometido por uma febre forte aos 14 anos, desde então Seu Aguilar não colocou o pé mais do que 100 metros de sua casa, à beira da antiga estrada Conceição x Castelo. Graças ao apoio de um psicólogo, o agricultor está vencendo o medo aos poucos e costuma caminhar até o campo de futebol da localidade.

Se antes os vizinhos nem sabiam quem era Aguilar, hoje ele já não é mais um homem estranho. Até porque ele tem um bom papo e pela segunda vez na ocasião de uma reportagem recebeu o autor deste texto com muita simpatia.

“Agora que estou velho, desanima mais sair de casa. Não me faz falta, prefiro ficar sossegado”, diz. Tentivas não faltaram para fazê-lo sair do confinamento. Os sobrinhos propuseram vários passeios de carro, mas Seu Aguilar tremeu nos primeiros metros.

E pensar que o carro é dele. Nunca o dirigiu, mas cuida do Chevette vermelho que é uma beleza. “Fico aqui esperando uma moça bonita passar querendo dar uma volta”. A família já está acostumada. O mundo externo, o agricultor só conhece pela televisão.

Assim como o “Paulinho dos Cartazes”, de Afonso Cláudio (leia matéria no link de notícias deste site), Seu Aguilar será personagem de uma matéria para o quadro “Me Leva Brasil”, do “Fantástico” (Rede Globo). Maurício Kubrusly o entrevistou nesta sexta-feira e vai mostrar ainda este ano a história do homem e o seu universo particular.

Veja na Galeria de Fotos deste site os bastidores da matéria do Me Leva Brasil com Seu Aguilar!

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho