FMZ A Rádio
da Família

Caminhadas tiram de casa homem confinado há 60 anos

* Por Leandro Fidelis

O aposentado Aguilar Azevedo, de 80 anos, corre contra o tempo, ou melhor, caminha, para superar um trauma que o fez confinado em sua própria casa por cerca de 60 anos. Já andou cerca de 3 km na localidade de Água Limpa, zona rural de Conceição. Um feito para alguém que até agora não conhece o centro da cidade.

Acometido por uma febre forte aos 14 anos, desde então Seu Aguilar não colocou o pé mais do que 100 metros de sua casa, à beira da antiga estrada Conceição x Castelo. Graças ao apoio de um psicólogo, o agricultor está vencendo o medo aos poucos e costuma caminhar até o campo de futebol da localidade.

Se antes os vizinhos nem sabiam quem era Aguilar, hoje ele já não é mais um homem estranho. Até porque ele tem um bom papo e pela segunda vez na ocasião de uma reportagem recebeu o autor deste texto com muita simpatia.

“Agora que estou velho, desanima mais sair de casa. Não me faz falta, prefiro ficar sossegado”, diz. Tentivas não faltaram para fazê-lo sair do confinamento. Os sobrinhos propuseram vários passeios de carro, mas Seu Aguilar tremeu nos primeiros metros.

E pensar que o carro é dele. Nunca o dirigiu, mas cuida do Chevette vermelho que é uma beleza. “Fico aqui esperando uma moça bonita passar querendo dar uma volta”. A família já está acostumada. O mundo externo, o agricultor só conhece pela televisão.

Assim como o “Paulinho dos Cartazes”, de Afonso Cláudio (leia matéria no link de notícias deste site), Seu Aguilar será personagem de uma matéria para o quadro “Me Leva Brasil”, do “Fantástico” (Rede Globo). Maurício Kubrusly o entrevistou nesta sexta-feira e vai mostrar ainda este ano a história do homem e o seu universo particular.

Veja na Galeria de Fotos deste site os bastidores da matéria do Me Leva Brasil com Seu Aguilar!

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´