* Por Leandro Fidelis
O aposentado Aguilar Azevedo, de 80 anos, corre contra o tempo, ou melhor, caminha, para superar um trauma que o fez confinado em sua própria casa por cerca de 60 anos. Já andou cerca de 3 km na localidade de Água Limpa, zona rural de Conceição. Um feito para alguém que até agora não conhece o centro da cidade.
Acometido por uma febre forte aos 14 anos, desde então Seu Aguilar não colocou o pé mais do que 100 metros de sua casa, à beira da antiga estrada Conceição x Castelo. Graças ao apoio de um psicólogo, o agricultor está vencendo o medo aos poucos e costuma caminhar até o campo de futebol da localidade.
Se antes os vizinhos nem sabiam quem era Aguilar, hoje ele já não é mais um homem estranho. Até porque ele tem um bom papo e pela segunda vez na ocasião de uma reportagem recebeu o autor deste texto com muita simpatia.
Agora que estou velho, desanima mais sair de casa. Não me faz falta, prefiro ficar sossegado, diz. Tentivas não faltaram para fazê-lo sair do confinamento. Os sobrinhos propuseram vários passeios de carro, mas Seu Aguilar tremeu nos primeiros metros.
E pensar que o carro é dele. Nunca o dirigiu, mas cuida do Chevette vermelho que é uma beleza. Fico aqui esperando uma moça bonita passar querendo dar uma volta. A família já está acostumada. O mundo externo, o agricultor só conhece pela televisão.
Assim como o Paulinho dos Cartazes, de Afonso Cláudio (leia matéria no link de notícias deste site), Seu Aguilar será personagem de uma matéria para o quadro Me Leva Brasil, do Fantástico (Rede Globo). Maurício Kubrusly o entrevistou nesta sexta-feira e vai mostrar ainda este ano a história do homem e o seu universo particular.
– Veja na Galeria de Fotos deste site os bastidores da matéria do Me Leva Brasil com Seu Aguilar!