O acidente que vitimou ao menos 11 pessoas na tarde deste domingo foi causado por conta de uma ultrapassagem. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no local do impacto há duas faixas no sentido Rio de Janeiro e uma faixa no sentido Vitória.
O caminhão carregado de chapas de granito estava ultrapassando um outro veículo, no sentido Rio de Janeiro, quando o motorista perdeu o controle, invadiu a contra mão e colidiu com o micro-ônibus, que seguia no sentido contrário. O veículo, após ser atingido, invadiu a contra mão e bateu em uma carreta carregada com cerveja. Os dois pegaram fogo.
O Ford Ka colidiu com os pedaços de granito que ficaram espalhados pela pista. O caminhão com graniuto foi apreendido pela perícia.