Campanha contra gripe vacinou 90% do público-alvo, mostra Ministério da Saúde

Noventa por cento do público-alvo da campanha contra gripe foi vacinado. O balanço é do Ministério da Saúde e mostra que até essa segunda-feira (24) mais de 53,5 milhões de pessoas procuraram os postos de saúde.

Mas o número vai além: 5,6 milhões de pessoas, que não fazem parte do grupo prioritário, também se vacinaram. Isso porque, com o fim da campanha, em 31 de maio, as doses restantes ficaram disponíveis à população.

 

Ao todo, foram quase 60 milhões de doses distribuídas por todo o país.

 

Mesmo com o fim da campanha, o Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios que dessem continuidade a vacinação para alcançar o maior número possível de pessoas imunizadas, enquanto houvesse estoque.

 

 

O grupo com menor índice foi o dos agentes de segurança e salvamento, com menos de 50%. Entre as crianças, por exemplo, quase 3 milhões deixaram de ser vacinadas.

 

Entre os estados, nove ficaram abaixo dos 90% de imunização, mas todos acima dos 80%. São eles: Acre, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

 

A vacina distribuída neste ano protege a população contra três subtipos do vírus da gripe: o influenza A, H1N1 e H3N2, e o influenza B.

 

A imunização previne as complicações do vírus, que podem levar à morte, como já aconteceu com 281pessoas no Brasil, desde o início do ano. Ao todo, o país já registrou mais de 1,5 mil casos de influenza.

Confira mais Notícias

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas

Saúde

Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano

Expectativa de vida no Brasil em 2023 chega a 76,4 anos

Saúde

Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue

Veja os riscos do uso dos cigarros eletrônicos

Farmácia

Veja como fica lista de medicamentos gratuitos pelo Farmácia Popular

Saúde

OMS volta a alertar para aumento de falsificações do Ozempic

Saúde

Saúde lança campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos