No próximo sábado, 17 de setembro, acontece a primeira campanha de teste rápido gratuito para o diagnóstico de hepatite C, em Venda Nova do Imigrante. A ação, uma parceria do Rotary Club e Faveni, ocorrerá entre as 9h e 12h30, em frente ao prédio da prefeitura.
A ação tem o objetivo de alertar a população a respeito da doença e direcionar para tratamento os casos positivos. O teste é totalmente gratuito, leva cerca de 20 minutos. É indolor, com resultado sigiloso. Esse teste é recomendado porque a infecção por hepatite C geralmente começa a danificar o fígado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites virais estão entre os maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a Aids. E a hepatite C é um dos três tipos mais comuns de hepatite e é considerado o mais perigoso.
Algumas das vias principais de transmissões são: sangue contaminado; relações sexuais e por via perinatal (de mãe para filho); compartilhamento de seringas, agulhas, e outros instrumentos, como os usados por manicure e pedicure, que podem estar infectados.