O posto itinerante, disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) para percorrer alguns municípios do interior a fim de intensificar a Campanha do Desarmamento está disponível em Santa Maria de Jetibá nesta terça (19) e quarta-feira (20).
Na semana passada, o posto esteve montado em Conceição do Castelo. Um fato que chamou bastante a atenção durante os dias da campanha no município foi a atitude de um grupo de crianças que fez a entrega simbólica de armas de brinquedo.
Para Santa Maria de Jetibá, uma ação está sendo desenvolvida para estimular a entrega não só de armas de fogo, mas também de armas de brinquedo. Para isso, as crianças receberão uma recompensa simbólica pela entrega voluntária: um boné da Secretaria. As armas de brinquedo que serão recolhidas no posto serão levadas para destruição junto com as armas de fogo verdadeiras.
De acordo com subsecretário de integração institucional da Sesp, coronel Fronzio Calheira Mota, a postura das crianças é um sinal de que as novas gerações já sabem que o armamento não trás coisas positivas à sociedade. “Isso é um ótimo indicador de que as novas gerações anseiam por uma cultura de paz e não violência, em que a arma é o principal símbolo”, ressaltou.
Vale lembrar que armas de brinquedo também são utilizadas por criminosos para efetuarem assaltos e outros tipos de crimes. Só de janeiro a agosto deste ano, foram apreendidas 226 armas falsas no Estado. No ano passado, a polícia apreendeu um total de 213.
A Campanha Nacional do Desarmamento, que tem o objetivo de reduzir a criminalidade e os índices de homicídios, foi relançada no Estado no dia 8 de outubro em um evento realizado no 38° Batalhão da Infantaria (38ºBI), em Vila Velha, onde foram destruídas mais de duas mil armas de fogo apreendidas pelas polícias Militar, Civil e Federal ou recolhidas por meio desta ação, em um período de dez meses.
Como entregar uma arma
Qualquer pessoa pode fazer a entrega voluntária de armas sem que haja punição. A entrega é indenizada com o valor que pode variar de R$ 150,00 a R$ 450,00, conforme a arma de fogo, que é liberado para saque 24 horas após a entrega, ficando disponível por um período de 30 dias. O cidadão recebe um protocolo para realizar o saque em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, quem deseja entregar o armamento não é identificado.
Para realizar o transporte legal da arma é preciso retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma no site da Polícia Federal. Ela também deve estar descarregada e embalada.
Com o relançamento da Campanha do Desarmamento, 53 postos de coleta de armas estão à disposição da população em todo o Estado em unidades das polícias Militar, Civil, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (http://www.entreguesuaarma.gov.br/desarmamento).
Confira o roteiro do posto itinerante na Campanha do Desarmamento:
3ª Semana de Novembro
Município de Santa Maria de Jetibá
Data: 18 a 20 de novembro de 2013
Horário: 9 às 17 horas
Local: Praça em frente à Prefeitura
Endereço: Rua Dalmácio Espíndola, 115
4ª Semana de Novembro
Município de Ecoporanga
Data: 25 a 27 de novembro de 2013
Horário: 9 às 17 horas
Local: Praça João Corcino de Freitas
Endereço: Rua Aires Xavier da Penha, 268
1ª Semana de Dezembro
Município de Pinheiros
Data: 02 a 04 de dezembro de 2013
Horário: 9 às 17 horas
Local: Praça Governador Lacerda de Aguiar ou Praça Comarinho.
Endereço: Av Agenor Luiz Heringer, 231
2ª Semana de Dezembro
Município de Conceição da Barra
Data: 09 a 11 de dezembro de 2013
Horário: 9 às 17 horas
Local: Praça José Luiz Costa – em frente à Prefeitura